O presidente polonês Andrzej Duda disse nesta quarta-feira que a Polônia está preparada para enviar todos os seus caças MiG-29 para a Ucrânia “no futuro”. O país já havia prometido entregar 14 aviões de fabricação soviética ao vizinho. O anúncio é mais um revés para o presidente russo Vladmir Putin na Guerra da Ucrânia, que já se estende por mais de um ano.
“Acho que no futuro poderemos transferir toda a nossa frota restante de MiG-29 para a Ucrânia, se ainda houver essa necessidade”, disse o presidente Duda em entrevista coletiva, ao lado do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Duda disse que a mudança, entretanto, exigiria uma luz verde dos aliados da OTAN, já que os caças remanescentes em posse da Polônia teriam sido “adaptados aos padrões da OTAN”.
O presidente polonês acrescentou que a Polônia seria capaz de repassar seus antigos MiG-29 para a Ucrânia assim que receber sua ambiciosa encomenda de caças FA-50, de fabricação sul-coreana, e caças F-35, fabricados nos EUA.
O F-35 é um avião cobiçado por Forças Aéreas do mundo inteiro. O caça multifunção supersônico de quinta geração conta com tecnologia de ponta, incluindo tecnologia Stealth, ou seja, são aeronaves muito difíceis de serem detectadas.
O primeiro dos 50 caças FA-50 deve chegar à Polônia antes do final do ano, enquanto os primeiros dos 32 F-35 são esperados já a partir do ano que vem.