Dando continuidade nas diversas mudanças feitas no Exército neste 1º semestre de 2023, o General de Exército Valério Stumpf Trindade foi substituído do cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército pelo General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva.
É a segunda vez que o General Stumpf passa o cargo em que ocupa para o General Soares.
Anteriormente, em 16 de maio de 2022, o General Stumpf transmitiu o cargo de Comandante Militar do Sul ao General Soares, após dois anos de liderança. Na época, o General Stumpf seguiu para Brasília para assumir o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), responsável por coordenar as principais atividades da Força Terrestre.
Agora, em 4 de abril de 2023, foi realizada a cerimônia onde o General Stumpf deixou o cargo de Chefe do EME, passando novamente o cargo para o General Soares. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Salão de Honra do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, e foi presidida pelo Comandante da Força, General Tomás.
Em seu discurso de despedida, o General Stumpf agradeceu a colaboração de todos que contribuíram para a conclusão de sua missão e ressaltou a satisfação em encerrar sua trajetória na Força à frente do EME. Ao final, desejou prosperidade a todos no prosseguimento da missão.
O General Soares, que nasceu em 23 de agosto de 1960, no Rio de Janeiro, incorporou-se às fileiras do Exército Brasileiro em 1975. Como Oficial-General, comandou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército e Comandou a 1ª Região Militar. Agora, assume o EME, órgão normativo e planejador responsável pela construção das capacidades necessárias para os desafios futuros do Brasil.
Fonte das imagens: EB