Um vídeo divulgado nesta quarta-feira, 5 de abril, gerou revolta no Maranhão e muita repercussão negativa nas redes sociais. As cenas mostram um funcionário da Prefeitura de Anapurus, cidade a 280 km de São Luís, jogando peixes sobre os moradores, durante uma ação para a Semana Santa.
Durante a ação, com imagens chocantes, alguns peixes chegam a cair no chão, enquanto pessoas ajoelhavam-se próximo a traseira do veículo para recolher o alimento. O locutor contratado pela prefeitura grita, no microfone, “Tá chovendo pescado”, enquanto a cena prossegue.
Prefeita e Prefeitura se manifestam
Após a repercussão negativa do caso, a prefeita da cidade, Professora Vanderly Monteles, do PC do B, se manifestou. Em pronunciamento, a chefe do executivo de Anapurus pediu desculpas à população, disse que repudiava a ação e reiterou que a situação se tratou de um fato “isolado“. Segundo a professora, providências serão tomadas em relação ao caso.
“Estou aqui para esclarecer um pequeno fato que aconteceu. Soube de uma atitude, infelizmente, atitude isolada de um rapaz que estava na equipe e quero pedir desculpas por essa ação. Dizer que não faz parte do nosso trabalho, do nosso costume, das nossas ações. O que eu quero é o bem do povo. Eu vou tomar as providência cabíveis porque respeito e amo a todos vocês”, disse Vanderly Monteles
A prefeitura da cidade também divulgou uma nota sobre o ocorrido. “A Prefeitura de Anapurus informa que repudia veementemente o comportamento do funcionário e que de forma alguma essa é a orientação relativa ao tratamento que as pessoas devem receber”, diz o documento.
Caso ganhou projeção nacional
Nas redes sociais, o caso se espalhou rapidamente e gerou reação negativa e inúmeros comentários repudiando a ação da prefeitura de Anapurus. No Twitter, comentários como “humilhação coletiva” estavam entre os mais repetidos. “Além de desumano, isso é humilhante.”, diz outra postagem, com mais de 1000 retweets.
O vídeo foi republicado por dezenas de páginas no Youtube e no Instagram. Por lá, os comentários dos internautas também não foram os mais amenos. “Recebendo comida igual bichos”, diz um internauta, com mais de 2000 likes. “Que coisa triste de se ver”, observa outro comentário.
No Instagram, tanto o perfil da prefeita Professora Vanderly Monteles como da prefeitura de Anapurus foram bloqueados para novos comentários dos seguidores.
Abaixo a cena completa, republicado pelo UOL em seu canal no Youtube.