O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade anunciou, por meio de seu presidente substituto, em Diário Oficial da União publicado hoje que serão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao provimento de Agente Temporário Ambiental – Área Temática Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios.
A íntegra dos Editais, com indicação do quantitativo de vagas, período de inscrição, critérios de seleção e outras informações serão disponibilizadas no link: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/protecao/seja-um-brigadista.
Nos anos anteriores os processos seletivos foram realizados para contratação de brigadistas e chefes de esquadrão para composição das brigadas de prevenção e combate aos incêndios. Neste ano, estarão abertas vagas para outras áreas temáticas de agentes temporários ambientais, para além da brigada de prevenção e combate a incêndios, tais como: agentes de apoio ao monitoramento patrimonial e ambiental, agentes de apoio à gestão de unidades de conservação, agentes de apoio à fiscalização ambiental e agentes de apoio ao uso público.
Os processos seletivos ocorrem em duas fases. A primeira fase é a pré-seleção. Ela é eliminatória e classificatória para o número de vagas e consiste nos testes de aptidão física e de habilidade e uso de ferramentas agrícolas. A segunda fase é de análise curricular, semelhante ao realizado no ano de 2020, na qual os candidatos devem comprovar por apresentação de documentos suas experiências e capacitações, conforme os critérios estabelecidos para as vagas que concorrem.
Fiquem atentos às nossas publicações aqui na Revista Sociedade Militar e consultem sempre o link no início da matéria para que tenham acesso às informações que, em breve, serão divulgadas pelo ICMBio.