“Para poupar sacrifícios inúteis de vidas, intimo-vos a render-vos incondicionalmente ao comando das tropas regulares do Exército Brasileiro, que estão prontas para vos atacar. Estais completamente cercados e impossibilitados de qualquer retirada. Quem vos intima é o comandante da vanguarda da divisão brasileira que vos cerca”, dizia o ultimato entregue às tropas alemãs nos dias finais da Segunda Guerra Mundial. Mais precisamente, em 28 de abril de 1945.
Foi exatamente com essas palavras que o Tenente-Coronel André Ricardo Lessa Pereira, comandante do 6° Batalhão de Infantaria Leve, iniciou o seu discurso durante a celebração dos 78 anos da Rendição das forças do Eixo na Batalha de Fornovo di Taro.
Neste ano, a solenidade teve a presença do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Dois expedicionários também estavam presentes no evento: os tenentes Jarbas, com 101 anos de idade, e Zandonadi, com 100.
“Esses aí são os nossos verdadeiros heróis. Esses a gente tem que homenagear o tempo todo e tem que homenagear muito, porque muitos deles já não estão entre nós. A gente tem que olhar com respeito e reverência. Eles foram heróis da liberdade. Isto é um feito memorável que a nossa história não apaga e que nós não podemos esquecer nunca. Eu peço a todos, inclusive à tropa, uma salva de palmas”, declarou o General Tomás, cumprimentando os veteranos.
Última batalha brasileira na Itália
A Batalha de Fornovo di Taro ocorreu na última semana de abril de 1945, e teve participação não apenas da Força Expedicionária Brasileira, a FEB, como de elementos do Exército Americano e também partisans italianos. Na ocasião, foram feitos prisioneiros de guerra pela FEB nada menos do que 14.779 militares, entre alemães e italianos.
Também foram recolhidos cerca de quatro mil animais e mais de mil carros de combate.
Esta foi a última batalha travada pelas Forças Expedicionárias Brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha se renderia apenas uma semana depois, no dia 5 de maio de 1945.