Os moderníssimos caças modelo Saab F-39E Gripen, entregues recentemente pela Suécia à Força Aérea Brasileira, realizaram o primeiro pouso da história em uma base militar brasileira. As aeronaves FAB 4105 e FAB 4106 decolaram de Santa Catarina às 13h18 desta terça-feira, dia 9 de maio, e pousaram na Base Aérea de Anápolis (BAAN), no Estado de Goiás, às 14h40.
O vôo é um marco histórico para a FAB pois é a primeira vez que uma aeronave desse tipo pousa em uma base aérea após decolar do Aeroporto de Navegantes. Anteriormente, os pousos eram realizados no Centro de Ensaio de Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo.
O trajeto, inédito desde que a FAB começou a operar o F-39E, foi de cerca de 1200 quilômetros, ou 639 milhas. Foi um vôo direto de Santa Catarina até Goiás, com duração de aproximadamente 1 hora e 20 minutos.
Caça é o mais moderno em operação no país
A Força Aérea Brasileira inicialmente encomendou 36 caças do tipo F-39, sendo 28 do modelo E, com um único assento, e oito do modelo F, com dois. No ano passado, durante a cerimônia do Dia da Aviação de Caça, o então comandante da FAB, Carlos de Almeida Baptista Júnior, anunciou a alteração do contrato de compra incluindo outras quatro unidades. Assim a quantidade de aeronaves passaria de 36 para 40.
O Gripen é um moderníssimo caça com controles de voo fly-by-wire e duas configurações de asas, delta e canard. Sua velocidade máxima pode atingir incríveis Mach 2 ou, em termos leigos, aproximadamente 2500km/h. O caça é feito de acordo com os mais rigorosos padrões da OTAN podendo até mesmo ser reabastecido em vôo.
Atualmente, as Forças Armadas do Brasil possuem a maior frota de aeronaves militares de toda a América Latina. No inventário da Força constam mais de 700 aeronaves em operação, entre aviões de caça, como o Gripen, ataque ao solo, transporte, reabastecimento aéreo, treinamento e vigilância, além de helicópteros dos mais diversos tipos.