Escolhido para modernizar a Força Aérea Brasileira e substituir caças de modelos mais antigos, como o Northrop F-5E Tiger, o Gripen F-39, do fabricante sueco Saab, vai finalmente começar a ser produzido no Brasil.
Foi inaugurada nesta terça-feira, dia 9 de maio, a linha de produção do Gripen na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo. O presidente Luis Inácio Lula da Silva esteve na inauguração.
A abertura da linha de produção faz parte do acordo assinado pelo governo brasileiro em 2014, chamado Projeto Gripen NG, que incluia, além da compra dos aviões, o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras.
Na época, o valor do negócio fechado com o país europeu foi de mais de US$ 5 bilhões.
Caças produzidos 100% em território brasileiro
Oito caças do tipo Gripen F-39 terão sua produção iniciada na Suécia e posteriormente concluída no Brasil. Outros 15 serão totalmente fabricados em território nacional, por técnicos e engenheiros brasileiros que receberam treinamento no país membro da OTAN.
O presidente da Embraer, Bosco da Costa Júnior, declarou que a produção da aeronave não é apenas uma evolução nos meios de defesa aéreos, mas também representa a geração de emprego e renda no país.
O Gripen é uma aeronave extremamente ágil, que pode chegar a incríveis 2500km/h e ultrapassar mais de 15 mil metros de atitude, com alcance de mais de 3000 quilômetros.