Com a possibilidade de o Brasil avançar na compra do blindado de combate CV90, a BAE Systems, fabricante britânica de equipamentos de defesa, trouxe esta semana um modelo do veículo para ser testado pelo Exército Brasileiro.
Produzido pela BAE Systems Hägglunds, uma subsidiária sueca, o CV90 é de uma família de veículos blindados projetados para fornecer grande mobilidade e agilidade em combate.
O vice-presidente de criação de mercado internacional da BAE, Marc Collins, declarou que a empresa está em contato com a indústria local e o Exército Brasileiro sobre o “possível projeto futuro”, que pode levar à modernização das viaturas de combate brasileira
O CV90 será demonstrado ao Exército Brasileiro no Centro de Avaliações do Exército, o CAEx. O veículo inclusive chegou no mesmo navio cargueiro que trouxe os caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB).
Especificações
O CV90 suporta as mais diferentes configurações, como torres tripuladas e não tripuladas e integração com sistemas de mísseis. O veículo é movido com motor diesel V8 e sua variante mais recente é capaz de percorrer até 900 quilômetros.
O CV90 é fabricado em 5 modelos diferentes, começando no Mk 0 e evoluindo para o Mk IV. O MkIV possui até 1.000 cavalos de potência. A classificação de peso bruto do veículo aumenta de 35 toneladas para 37 toneladas, oferecendo aos usuários duas toneladas de carga extra sem diminuir a agilidade do veículo.
Além disso, o CV90 MkIV apresenta novos recursos também, como mísseis guiados antitanque e sistemas de proteção ativa.
Mais de 1400 unidades do veículo foram vendidas para 8 países ao redor do mundo. Esses países incluem Dinamarca, Estônia, Finlândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça.