Uma rentável e atraente oportunidade surge com a publicação do Edital para o concurso à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. O Edital (disponível no final da matéria) foi autorizado pelo Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. O concurso destina-se à formação de Oficiais da Marinha Mercante que atuarão nas diversas companhias de navegação do país e do mundo. O concurso atende aos que amam o mar e têm o sonho de uma vida próxima ao que encontramos na Marinha, Exército e Aeronáutica.
O Mercante é um “militar” parcial devido à sua rotina, sendo vital para nossa economia, sobretudo por sermos um país com uma costa marítima gigantesca.
O edital informa que as inscrições estão abertas no período de 15 a 25 de maio de 2023. As vagas estão distribuídas assim: 174 vagas para o CIAGA (Rio de Janeiro) e 119 vagas para o CIABA (Pará).
As vagas são destinadas para ambos os sexos. A faixa etária estabelece a idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1º de janeiro de 2024. O nível de escolaridade é o médio, no qual a conclusão tem prazo máximo até 29 de janeiro de 2024.
ATENÇÃO ao item “c” do item 3 do edital: não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável, nos termos do Art. 144-A da Lei nº 6.880/1980. Exige-se, ainda, a altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).
ATENÇÃO!!!
OBS: A Revista Sociedade Militar é um veículo de divulgação de notícias sobre o âmbito militar, concursos e assuntos afetos à sociedade em geral, porém não se responsabiliza sobre o descumprimento de quaisquer itens presentes no Edital do referido concurso. Leia o edital completo através do link no final do post e cumpra com todas as determinações. Evite a exclusão do Processo Seletivo!
Sobre a EFOMM:
A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante. Destina-se, portanto, não apenas aos brasileiros, mas aos jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, ou para jovens cujo país de origem possua intercâmbio de alunos, como Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, etc. O Brasil atende como referência para a América Central, América do Sul e Parte da África. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.
Deste modo, na EFOMM forma-se Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. Assim, o curso tem dois períodos que abrangem oito semestres, a saber:
- Período Acadêmico: composto de seis semestres letivos em regime de internato, com dedicação exclusiva do aluno e estruturado em um sistema serial anual, dividido em dois semestres; e
- Período de Estágio: compreendendo dois semestres embarcado para o curso de Náutica e para o curso de Máquinas, cumprindo estágio supervisionado.