No mês passado, o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara foi nomeado o novo Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais. Na ocasião, também despediu-se da Força Aérea Brasileira o Tenente-Brigadeiro Heraldo, encerrando uma longa carreira de 43 anos de serviço ativo na FAB.
Durante a solenidade, o novo comandante falou sobre a importância em comandar o Comando de Operações Aeroespaciais, o COMAE. “Para um profissional quase em término de carreira, o COMAE é tudo que desejamos na atividade operacional.”, declarou. “O objetivo é sempre melhorar, na visão de que quem chega tem que fazer melhor do que quem sai. Neste caso, vai ser difícil, diante do excelente trabalho do Tenente-Brigadeiro Heraldo, mas essa é a minha e intenção”, concluiu Costa Potiguara.
O Novo Comandante do COMAE
O Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara nasceu em Cáceres, no Mato Grosso. Está na Força Aérea Brasileira desde 1978, tendo ingressado aos 15 anos de idade.
Costa Potiguara fez os mais diversos cursos durante sua extensa carreira militar. Além do Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar e Curso Formação de Oficiais, o comandante também possui Curso de Tática Aérea, Curso de Aperfeiçoamento De Oficiais, Curso de Comando e Estado-Maior e Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais. Além disso, o Tenente-Brigadeiro possui MBA em Desenvolvimento Avançado de Executivos com Ênfase em Política e Defesa pela Universidade Federal Fluminense, a UFF, dentre outros cursos importantes.
Principais cargos exercidos pelo novo Comandante
Hudson Costa Potiguara exerceu as mais diversas funções dentro da FAB. Em suas décadas de carreira, o novo comandante já foi Chefe da Seção de Tiro e Bombardeio do 1°/14° Grupo de Aviação, Assessor Aerotático da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira no Paraguai e Assessor Militar para Assuntos de Aeronáutica do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Também foi Comandante da Base Aérea de São Paulo e Comandante da Primeira Força-Aérea. Posteriormente, também foi Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
O Tenente-Brigadeiro possui mais de 4000 horas de vôo, sendo 1800 apenas na Aviação de Caça. Costa Potiguara já voou diversas aeronaves, entre elas, o AT-27, o AT-26 e o famigerado F-5 E/F, e um dos principais caças da FAB.
Medalhas e Condecorações
Costa Potiguara possui 16 medalhas e condecorações em seu curriculo. .
- Ordem do Mérito de Defesa – Grau Grande Oficial
- Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grande Oficial
- Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial
- Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial
- Ordem de Rio Branco – Grau Oficial
- Ordem do Mérito Judiciário Militar – Grau Alta Distinção
- Ordem do Mérito do Ministério Público Militar – Grau Distinção
- Medalha da Vitória
- Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias
- Medalha Militar (Ouro com Passador de Platina)
- Medalha Mérito Santos-Dumont
- Medalha Mérito Tamandaré
- Medalha do Pacificador
- Piloto Honoris Causa da Força Aérea Paraguaia
- Medalha Brevê Piloto Aviador Militar da Força Aérea Paraguaia
- Medalhão Comemorativo aos 100 anos de criação das Circunscrições Judiciárias Militares da União