A cidade ucraniana de Bakhmut está praticamente destruída. Casas, escolas, comércios e indústrias, foram severamente bombardeadas durante meses de combate incessante e reduzidas a escombros. A maioria das pessoas da cidade já se foi, conforme noticiado na Revista Sociedade Militar. O que sobrou da cidade é uma paisagem cinzenta que ilustra um local onde milhares de vidas se encerraram de forma abrupta.
O Exército Russo começou o cerco à Bakhmut em agosto passado e luta para assumir o controle da cidade há pelo menos dez meses. O exército ucraniano resiste, mas não está claro por quanto tempo ainda podem aguentar os ataques da Rússia.
Cidade reduzida a escombros
O destino da cidade é incerto. No entanto, as imagens a seguir demonstram como uma próspera cidade de aproximadamente 73.000 pessoas acabou se tornando um vasto campo de batalha destruído pela guerra durante a chamada Batalha de Bakhmut.
As ruínas de Bakhmut, descritas por ambos os lados como uma “carnificina”, seria hoje o único prêmio de Moscou por sua enorme ofensiva de inverno que fracassou em outras partes do front. Nesta quinta-feira, fontes militares ucranianas e o próprio exército privado de Wagner da Rússia relataram mais retiradas russas ao redor da cidade.
Nenhum prédio intocado pela guerra
A cidade de Bakhmut é hoje o centro de uma luta longa e intensa, com nenhum dos lados ganhando muito terreno. Além disso, ambos os lados sofreram um número significativo de baixas, o que levanta muitas questões sobre o real valor de conquistar a cidade a um custo tão caro em termos humanos, materiais e econômicos.
Fileiras e fileiras de prédios de apartamentos, escolas e outras edificações importantes foram totalmente destruídas pelos bombardeios. Ruas arborizadas e parques, outrora verdes e bem cuidados, agora são de um tom marrom pálido ou de um cinza pálido.