Na última semana, mais de 700 quilos de drogas diversas foram apreendidos na região amazônica. A ação é resultado de um trabalho conjunto entre militares das Forças Armadas e agências governamentais, na chamada Operação Ágata.
A última apreensão da Operação Ágata ocorreu no domingo, dia 21 de maio. Durante uma patrulha fluvial, militares do Exército Brasileiro abordaram uma embarcação suspeita. Após investigação, foi constatado que o barco transportava mais de 100 quilos de maconha do tipo conhecido como skank. No mesmo final de semana, outra patrulha já havia encontrado outros 200 quilos da mesma droga escondido na mata, às margens de um dos inúmeros rios amazônicos.
Na semana passada, a Revista Sociedade Militar também cobriu a apreensão de outros 400 quilos de material ilegal.
Operação conjunta entre Forças
A Operação “Ágata” – Comando Conjunto Uiara -, é uma operação em larga escala coordenada pelo Ministério da Defesa e une as três forças, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, além de diversos órgãos federais, estaduais, municipais, entre outras agências do governo.
Além de derivados de maconha, outras drogas tem sido alvo de apreensões. Neste mesmo final de semana, em uma revista no Posto de Controle e Interdição Fluvial do Exército Brasileiro, um casal também foi detido. Ambos estariam transportando cerca de 50 papelotes de cocaína.
Além das drogas, a Operação Ágata tem feito apreensões de armas, munições e réplicas ilegais de armas de fogo. Os militares do Exército Brasileiro também estão na região para combater os chamados crimes ambientais, como garimpo. Todo o material apreendido e os suspeitos pelos crimes estão sendo encaminhados às autoridades policiais locais.