Foi autorizado oficialmente o novo concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do estado do Paraná.
A autorização foi concedida pelo governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, e publicada no Diário Oficial do Estado nessa segunda-feira, 22 de maio.
Agora, cabe a Secretaria de Segurança Pública do Paraná dar andamento aos trâmites necessários para publicação do edital, incluindo a definição da banca que será responsável por todas as etapas do certame.
Com a escolha da banca, o edital pode finalmente ser publicado. A expectativa do governo estadual é que o concurso seja realizado ainda neste ano de 2023.
Paraná irá ofertar 360 vagas para soldados da PM e dos Bombeiros
A previsão é de que 360 vagas sejam oferecidas neste novo concurso, sendo 230 destinadas à Polícia Militar e outras 130 para o Corpo de Bombeiros.
Para concorrer a uma das vagas, de acordo com o último edital, é necessário que os candidatos preencham aos seguintes requisitos:
- Nacionalidade brasileira;
- Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos (pode variar de acordo com o edital do concurso);
- Ensino médio completo;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso dos homens);
- Ter altura mínima (também pode variar, geralmente em torno de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens);
- Ter aptidão física e mental;
- Possuir carteira de habilitação, pelo menos na categoria B;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Ser aprovado em todas as etapas do concurso, que incluem prova escrita, exames de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.
A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 5.401,58.
Último concurso PM e Bombeiros PR aconteceu em 2021
Não faz muito tempo que a PM e o Corpo de Bombeiros do Paraná realizou concurso público. O último edital foi publicado em 2021 e as convocações ocorreram em 2022.
Na época, foram oferecidas 2.400 vagas. Desse total, 2 mil foram destinadas para a polícia e outras 400 para os bombeiros.
Os candidatos puderam optar, no momento da inscrição, para realizar a prova em uma das seguintes cidades:
- Campo Mourão,
- Cascavel,
- Curitiba,
- Foz do Iguaçu,
- Francisco Beltrão,
- Guarapuava,
- Ivaiporã,
- Jacarezinho,
- Londrina,
- Maringá,
- Ponta Grossa,
- Paranaguá,
- Paranavaí,
- Telêmaco Borba,
- Umuarama e
- União da Vitória.
A prova objetiva contou com 60 questões de múltipla escolha sobre temas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática e Estatuto da Criança e do Adolescente.
Cerca de 155 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das vagas (137.377 para o cargo de soldado PM e 18.324 para bombeiro militar). Contudo, aproximadamente 70 mil inscritos não chegaram sequer a comparecer para realizar a prova.