Através do Comando Militar do Norte, o Exército Brasileiro realizará em novembro um treinamento em conjunto com o Exército dos Estados Unidos pela primeira vez na história. Trata-se do Exercício CORE 23, que ocorrerá no coração da Amazônia.
O CORE 23, acrônimo para Combined Operation and Rotation Exercise, ou Exercício Combinado de Operação e Rotação, em português, é uma operação que deve envolver pelo menos 300 militares americanos.
No entanto, quando se tornou pública, o CORE 23 recebeu as mais diversas reações. Enquanto uma parte dos internautas e leitores certamente achou positivo um exercício dessa magnitude em parceria com o exército mais poderoso do mundo, outros apontaram riscos à soberania nacional.
Risco de Espionagem
Grande parte dos internautas reagiu negativamente à notícia e os leitores da Revista Sociedade Militar não fugiram à regra. Um leitor apontou que os militares “Vão ensinar os EUA como batalhar em selva para depôs eles tomar ela de nós como já tentaram antes”. “300 espiões camuflados”, acusou outro comentário.
Há ainda os que temem uma invasão. “Com certeza virão pegar a parte deles na Amazônia, todos os países terão o seu quinhão na região.”, escreveu um dos internautas.
Segurança Nacional em discussão
No entanto, nem todos compartilham dessa visão negativa com relação à CORE 23. Um leitor declarou não ser “de ontem que o Exército Brasileiro realiza exercícios conjuntos com os americanos”.
Outro comentário enfatiza que o exercício programado nada tem a ver com a política atual. “Esses exercícios […] foram programados na gestão anterior, e foram feitos lá e cá, e no ano passado foi na Louisiana nos EUA, e meu filho participou.”, diz o leitor.
Há ainda quem aponta que esse tipo de operação não é apenas importante do ponto de vista militar, mas também, de segurança nacional como um todo.
Certamente há muito o que se falar do assunto e muitas pessoas, militares e civis, tem opiniões divergentes sobre o assunto.
E você? O que acha desse tipo de Exercício Militar? Você considera o Exercício CORE 23 mais positivo ou mais negativo? Deixe sua opinião nos comentários!
Fontes: Exército dos Estados Unidos vai enviar mais de 300 militares para a Amazônia