Um vídeo demonstrando um veículo russo sendo lançado de páraquedas voltou à tona essa semana e impressionou internautas e entusiastas. Nas imagens, o blindado Sprut-SDA aparece sendo lançado de uma aeronave com sua tripulação, composta por três homens, já dentro do veículo.
O veículo, diz o fabricante, é projetado para ser lançado de páraquedas de um avião de carga russo IL-76. O IL-76 pode transportar até dois desses blindados totalmente armados e equipados ao mesmo tempo.
Além da capacidade de ser lançado de páraquedas, o fabricante afirma que o veículo pode funcionar inclusive no mar, enfrentando ondas de até 2 metros de altura.
O Kremlin exalta a invenção como uma vantagem importante da Rússia contra veículos da OTAN, além de ser uma possível fonte de dinheiro no mercado internacional de armas.
Veículo resistente à diversas condições
O Sprut-SD foi projetado basicamente para destruir tanques inimigos. Seu canhão de 125mm pode carregar diversos tipos de munição, podendo inclusive destruir também paredes e outros objetos pesados e resistentes com relativa facilidade.
Apesar das suas 18 toneladas, o Sprut-SD foi aprovado no “teste de natação” do Mar Negro. Os russos declaram que o Sprut-SD passou com sucesso por “verificações extremas no mar, na Rússia central e nos subtrópicos”, enfrentando temperaturas de até 40C.
Rivais americanos já tiveram veículo similar
O Exército dos Estados Unidos já teve seu próprio blindado paraquedista, o tanque leve M551 “Sheridan”. O Sheridan fez sua primeira aparição ainda durante a Guerra do Vietnã. No entanto, o veículo apresentava diversos problemas, incluindo uma blindagem extremamente frágil para os padrões da época. Embora fosse uma característica necessária para torná-lo leve o suficiente para ser lançado de uma aeronave, também tornava o veículo vulnerável a minas e granadas.
Além disso, o peso do Sheridan também não era suficiente para lidar adequadamente com o recuo do canhão principal, o que dificultava sua operação.
Depois de combater na selva vietnamita, o tanque gradualmente foi sendo desativado. Embora saudado pelo Exército dos EUA como uma “combinação única de poder de fogo, mobilidade, efeito de choque e proteção”, hoje é visto por muitos como um autêntico fracasso.
O Sheridan foi definitivamente aposentado em 2004.
Fontes: Daily Mail / Army Recognition