Entenda os motivos que levam o governo dos Estados Unidos a oferecer uma recompensa, desde 2020, pela captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, além de diversos outros membros do seu círculo íntimo.
As acusações vão desde narcoterrorismo à tráfico internacional de drogas.
O valor da recompensa oferecida pelo governo americano chega a US$ 15 milhões. Isso inclui informações que levem à captura ou condenação de Maduro, uma recompensa extraordinária alta por um homem que é reconhecido por muitos países, como Rússia e China, como legítimo líder da Venezuela.
Narcoterrorismo
Na época, o procurador-geral William P. Barr anunciou o indiciamento de Maduro e de outros atuais e ex-funcionários venezuelanos por acusações como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e narcoterrorismo. As autoridades alegaram que Maduro seria o chefe de uma elaborada conspiração com guerrilheiros colombianos. O objetivo, segundo os investigadores, seria transformar a Venezuela em um ponto de escoamento para o transporte de grandes quantidades de cocaína para os EUA.
O procurador geral também acusou Maduro de “usar cocaína como arma” para minar os Estados Unidos.
“Maduro e os outros defensores pretendiam expressamente inundar os Estados Unidos com cocaína para prejudicar a saúde e o bem-estar de nossa nação”, disse Barr durante entrevista coletiva.
As acusações contra Maduro acarretam uma sentença mínima obrigatória de 50 anos de prisão e máxima de prisão perpétua.