Em um comunicado neste domingo, 4 de junho, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy revelou que a guerra com a Rússia, agora em seu 16º mês, resultou na morte de pelo menos 500 crianças ucranianas.
A declaração veio horas depois de os socorristas encontrarem o corpo de uma menina de 2 anos, vítima de um dos mais recentes ataques russos.
Zelenskyy lamentou a perda dessas jovens vidas, muitas das quais, segundo ele, poderiam ter se tornado famosos acadêmicos, artistas ou campeões esportivos, contribuindo para a história da Ucrânia.
Ele destacou a dificuldade de estabelecer o número exato de crianças que foram vítimas devido às hostilidades em andamento e porque algumas áreas estão sob ocupação russa.
O presidente ucraniano fez um apelo emocionado: “Devemos resistir e vencer esta guerra! Toda a Ucrânia, todo o nosso povo, todas as nossas crianças, devem ser livres do terror russo!“
A guerra continua a causar estragos em todo o país, com ataques russos visando várias áreas, incluindo a capital, Kiev. A Força Aérea Ucraniana relatou que suas defesas aéreas derrubaram três dos cinco drones autoexplosivos Shahed e quatro dos seis mísseis de cruzeiro disparados
O porta-voz da Força Aérea ucraniana, Yurii Ishnat, disse que dois mísseis atingiram uma base aérea militar em Kropyvnytskyi, uma cidade na província de Kyrovohrad, no centro da Ucrânia. Ele não informou os danos que causaram.
A situação é preocupante para a segurança dos civis habitantes de Kiev, pois quase um quarto dos 4.800 abrigos antiaéreos inspecionados foram encontrados trancados ou inaptos para uso. Na capital, 44% dos 1.078 abrigos foram considerados fechados ou inutilizáveis.
A guerra na Ucrânia continua a ser uma crise humanitária em andamento, com a perda de vidas inocentes, especialmente crianças, sendo uma das consequências mais trágicas.
Fonte: Associated press