Nos últimos dias percebe-se uma Escalada no número de críticas dirigidas contra o Exército Brasileiro por conta de uma suposta política de relações Exteriores que estaria se contrapondo à visão do governo Lula. Algumas das principais queixas ainda apontam riscos à soberania nacional por conta da realização de exercícios conjuntos com militares norte-americanos na região amazônica e convites para que participem dos cursos de guerra na selva ministrados em Manaus.
Nesta segunda-feira, 5/06/2023, aparentemente em resposta a essas críticas, o Exército Brasileiro publicou um artigo divulgando a realização de uma visita estratégica feita a instalações da força terrestre por uma comitiva de altos oficiais das Forças Armadas da China.
Na postagem feita no Twitter da força terrestre, o centro de comunicações sociais do Exército Brasileiro usou a hashtag #diplomaciamilitar como artifício para remeter o texto as questões colocadas sobre as relações entre os militares brasileiros e seus congêneres norte-americanos.
A postagem feita pela Revista Sociedade Militar no dia 3 de junho informando sobre um simpósio militar que reúne altos oficiais da América Latina e Caribe realizado na china, acabou levantando questionamentos sob o crescente interesse das Forças Armadas subordinadas a Xi Jinping. As principais colocações de leitores questionavam sobre quais os motivos desse simpósio ser realizado na China.
Entretanto, apesar de nas últimas semanas o tema permanecer em alta em sites e redes sociais, para aqueles que de fato se debruçam com frequência sobre questões ligadas às Forças Armadas, geopolítica e defesa nacional, as relações entre militares do Brasil e China estão longe de ser uma novidade. Nos últimos anos as visitas de militares brasileiros a Pequim ocorreram com bastante frequência.
Confira abaixo alguns exemplos
Em Beijing (China, no dia 12 de março de 2018, o Cel Art Denilson Silva de Miranda, da DAProm, Cel Art Rogério Pereira Gonçalves, da DCEM, Cel QMB Alexandre Maximiano Pereira, do Cmdo Bda Inf Pqdt, Cel Art Alexsandro Henrique Silva, do CComSEx, Cel Cav Leo Ivar Flores Junior, do Cmdo 3ª RM e Cel Sv Int Amaury Gonçalves de Moraes, da DGE, participaram da Aula Inaugural do Curso de Segurança Militar Nacional e Comando da Universidade de Defesa Nacional (NDU, sigla em inglês), do Exército Popular da China (PLA), na cidade de Pequim.
Em Nanjing (China) – 15 de agosto de 2019. O Tenente-Coronel Herum, do Exército Brasileiro, concluiu, no final do mês de julho, o Curso de Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando da Força Terrestre do Exército Popular de Libertação da China.
Em Pequim (China) – 24 de julho de 2020 Oficiais do Exército Brasileiro (EB) concluíram o curso de altos estudos no International College of Defense Studies (ICDS) da National Defense University (NDU) da China, no distrito de Changping, na capital chinesa. Em 24 de julho, em cerimônia fechada para o público externo, devido às rígidas medidas de prevenção contra o surto do novo coronavírus, foi realizada a cerimônia de encerramento do Curso de Estudos de Defesa e Estratégia, na qual foram diplomados oficias-generais e oficias superiores… https://www.sociedademilitar.com.br/2020/07/oficiais-do-exercito-brasileiro-concluem-curso-na-china.html
Em outubro de 2015 Militares brasileiros foram a China ministrar curso de guerra na selva – A equipe brasileira foi composta pelo Capitão Charles P. Araújo, do 1º Batalhão de Infantaria de Selva; pelo Capitão Derek R. Brasil, do Centro de Instrução de Guerra na Selva; pelo Subtenente Mário P. C. Alves, do Comando de Fronteira de Roraima e 7º Batalhão de Infantaria de Selva; e pelo Subtenente Clemilson A. Lima, da Companhia de Comando da 12ª Região Militar. Os militares ministraram um Estágio de Operações na Selva para 50 Cadetes de Forças Especiais, na Academia de Forças Especiais do Exército Popular de Libertação, que fica na cidade de Guangzhou, na China. https://www.sociedademilitar.com.br/2015/11/militares-chineses-aprendem-guerra-na-selva-com-instrutores-do-exercito-brasileiro.html
Em 2019 um professor dos cursos de operações psicológicas e comunicação social do Exército Brasileiro realizou um pós doutorado na China. Edison Gastaldo é membro do corpo docente do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) e realizou o Pós-Doutorado na University of Macau, região de administração especial da República Popular da China.