Uma postagem em tom otimista sobre a enorme quantidade de inscrições para o concurso da ESPCEX, escola de elite do Exército Brasileiro, demonstra que o atual comandante da força terrestre, General de Exército Tomás Miguel Miné, acredita que a sociedade Brasileira ainda confia plenamente nos militares do Exército Brasileiro.
O Exército, em sua postagem no Twitter, deixa evidente que a a administração central da força interpreta a grande procura pela carreira de oficial do Exército Brasileiro como amostra inequívoca da confiança depositada pela sociedade na instituição. Nas redes sociais da instituição armada, a maior parte dos comentários continua sendo em tom de crítica contra o posicionamento político adotado após as eleições de 2022.
“ Brasília (DF) – O concurso de 2023 para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) registrou números que indicam grande procura pela carreira de oficial do Exército Brasileiro. Com a disponibilização de 440 vagas, o concurso teve quase 40 mil inscritos com candidatos do sexo masculino e feminino – números que mantém a média histórica de candidatos desde que as mulheres passaram a participar do concurso, em 2016.
Das 440 vagas, 400 são destinadas ao sexo masculino e as demais 40 para o sexo feminino. Entre as candidatas do sexo feminino, a concorrência é de 235,78 participantes por vaga – número superior ao último registro de concorrência de um dos maiores vestibulares do país, o vestibular de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com 124,8 candidatos por vaga.
Já entre os candidatos para a EsPCEx do sexo masculino, a concorrência é de 74,35 por vaga – número superior aos registrados pelo Vestibular de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que é de 50,17, e às concorrências de todos os cursos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – com exceção do curso de Medicina.
Concurso da EsPCEx
O Concurso da EsPCEx tem abrangência nacional e é composto por verificações de requisitos intelectuais, de saúde, físicos, psicológicos e documentais. O exame intelectual será realizado nos dias 16 e 17 de setembro em diversos locais pelo país. A partir desse concurso, o Exército Brasileiro oportunizará às mulheres aprovadas, pela primeira vez, a escolha pela Arma de Comunicações – opção que é realizada no meio da formação.
Texto publicado na Revista Sociedade Militar
Dados de: Exército Brasileiro