Ontem, dia 12 de junho, o Ministro da Defesa José Mucio visitou o Comando de Artilharia do Exército, na cidade de Formosa, em Goiás. Acompanhado do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Ribeiro Paiva, o ministro assistiu a uma demonstração do Sistema Astros 2020, no Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes.
O Astros é um dos principais programas estratégicos do país. Além de ser um avanço na capacidade operacional das Forças Armadas como um todo, o sistema é responsável pela geração de mais de sete mil empregos, diretos e indiretos.
“Impressionado e orgulhoso”
“O Astros é um grande avanço tecnológico e demonstra o quanto estamos preparados”, declarou o ministro José Mucio. “Estou bastante impressionado e orgulhoso com o que vi aqui”, ressaltou. A modernização do sistema de artilharia do Exército é considerada fundamental para a garantia da soberania nacional.
O veículo é projetado e desenvolvido empresa brasileira Avibras. Os veículos Astros são lança-mísseis capazes de atingir alvos a distâncias de até 300 km. Trata-se de um equipamento de longo alcance, alta precisão e letalidade ímpar.
A implementação do projeto teve início em 2012, e a expectativa é de que a conclusão seja em 2031. Atualmente, o Exército possui 83 viaturas Astros.