Para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2023, estas são as duas últimas semanas mês para o alistamento no serviço militar obrigatório. O prazo final é até dia 30 de junho. Os jovens brasileiros poderão incorporar-se tanto à Marinha quanto no Exército ou Aeronáutica.
Para os jovens do sexo masculino, o cadastro é obrigatório. O alistamento pode ser feito de maneira simples e rápida através do site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente em qualquer Junta de Serviço Militar , as JSM.
Vale lembrar que quem for brasileiro e reside no interior também precisa se cadastrar. Nesse caso, é necessário acessar o site do Ministério das Relações Exteriores.
Etapas da incorporação
O serviço militar brasileiro se divide em basicamente três etapas. Na primeira, há o alistamento, feito através do cadastro no site ou apresentação numa JSM. Em seguida, vem a seleção geral, onde haverá apresentação dos possíveis recrutas, avaliação médica, etc. Só então haverá a incorporação ou matrícula em uma das Forças. Todo esse processo é feito ao longo do ano.
Vale lembrar que os jovens que forem incorporados poderão no futuro participar do Projeto Soldado Cidadão. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Defesa para que os jovens tenham acesso à qualificação social e profissional após o término do serviço militar. A ideia é proporcionar um ingresso rápido, fácil e competitivo no mercado de trabalho.
O Projeto Soldado Cidadão já beneficiou mais de 260 mil jovens durante sua existência. Os cursos oferecidos são em diversas áreas, como telecomunicações, eletricidade, automobilística, comércio e varejo, alimentação, construção civil, conservação e zeladoria, informática e ensino profissional marítimo.