A China está negociando com o governo cubano a criação de um novo centro de treinamento conjunto na ilha caribenha. A proposta gerou preocupações de que isso possa levar à instalação permanente de tropas chinesas em águas próximas dos EUA.
O Wall Street Journal informou que as discussões entre os dois países já estão em estágio avançado. O relatório disse, no entanto, que os funcionários do governo do presidente Joe Biden têm tentado desencorajar seus colegas cubanos de finalizar o acordo.
Casa Branca em alerta
Embora a Casa Branca não tenha confirmado imediatamente a reportagem do Wall Street Journal, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fez declarações à repórteres sobre o tema. Blinken disse que durante sua última visita à Pequim “deixou muito claro que teríamos profundas preocupações com espionagem da República Popular da China ou atividades militares em Cuba”.
“Isso é algo que vamos monitorar muito, muito de perto, e temos sido muito claros sobre isso”, acrescentou. “Protegeremos nossa pátria, protegeremos nossos interesses.”
Fontes: Wall Street Journal / Al Jazeera