O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, visitou as forças ucranianas que combatem na linha da frente na região leste de Donetsk. Zelensky condecorou as tropas e declarou que suas forças “avançaram em todas as direções”.
Em uma mensagem otimista para sua nação após visitar as linhas de frente, Zelenskyy ainda complementou dizendo que “este é um dia feliz.”
“Foi um dia agitado, de muitas emoções… Tive a honra de premiar nossos guerreiros, de agradecê-los pessoalmente, de apertar suas mãos”, disse Zelenskyy em seu discurso noturno, divulgado na madrugada de terça-feira.
Fornecimento de armas americanas à Ucrânia
O presidente ucraniano também disse que conversou sobre o fornecimento de armas com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
“Hoje, estive na área onde essas armas darão mais poder, mais proteção à vida dos ucranianos. E aproximar nossa vitória, isso é o principal. Todas as nossas terras serão livres”, declarou Zelenskyy, entusiasmado.
As interações do líder ucraniano com suas forças, além de seus comentários positivos sobre a contra-ofensiva em andamento da Ucrânia, contrastaram fortemente com a turbulência na Rússia após o curto motim no final de semana pelas forças mercenárias do Grupo Wagner.
A Ucrânia também relatou outros sucessos no leste. Segundo fontes ucranianas, o exército teria avançado em várias direções durante última semana, apesar da forte resistência dos russos.
O Ministério da Defesa do Reino Unido disse nesta segunda-feira que as forças ucranianas intensificaram seus ataques em torno da cidade de Bakhmut e fizeram avanços nas partes norte e sul da cidade.
Fonte: Al Jazeera