O Comitê de Orçamento do parlamento alemão, o Bundestag, decidiu nesta quarta-feira aumentar maciçamente a ajuda militar do país para a Ucrânia. Com isso, o governo da Alemanha envia um sinal claro para Moscou de que Berlim está disposta a apoiar Kiev mesmo que a guerra se estenda a longo prazo.
Trata-se de um pacote de nada menos do que 12 bilhões de euros adicionais, ou seja, mais de US$ 13 bilhões. O aumento significativo afetará não apenas o ano atual, mas o orçamento dos próximos anos, até 2032.
“Ajudaremos enquanto a Ucrânia precisar de nossa ajuda”, disse o parlamentar Andreas Schwarz, em entrevista ao canal de TV ARD. O foco principal da ajuda seria defesa aérea, equipamentos de proteção e veículos blindados.
Investimento também nas Forças Armadas da Alemanha
Paralelamente à ajuda militar à Ucrânia, a reunião do Comitê de Orçamento também é crucial para o exército alemão. Atualmente, a Força alemã precisa encomendar novas armas após a recente transferência de seu equipamento para a Ucrânia, disse a emissora de TV. Entre outras coisas, o governo alemão planeja encomendar 10 obuses autopropulsados PzH 2000, além de garantir a opção de compra de outros 18.
A Alemanha, em conjunto com a Holanda, enviou um total de 14 modelos desta peça de artilharia pesada para a Ucrânia, acrescentou a emissora.
Fonte: ARD