Depois de quase oito décadas, a Marinha dos EUA finalmente encontrou o local de naufrágio do USS Ommaney Bay. O Ommaney Bay era um porta-aviões da Segunda Guerra Mundial que foi tragicamente perdido perto das Filipinas depois de um devastador ataque do tipo “kamikaze”.
Em comunicado, a US Navy disse que a identificação do Ommaney Bay só foi possível graças à colaboração entre diversos departamentos e equipes, entre eles, o Departamento de Arqueologia Subaquática do Comando de História e Patrimônio Naval, o NHHC. A combinação de informações de pesquisa e imagens de vídeo confirmou a identidade do navio desaparecido.
Ataque e naufrágio
No dia 4 de janeiro de 1945, o USS Ommaney Bay, um porta-aviões da classe Casablanca, afundou tragicamente no Mar de Sulu após ser atingido por um avião suicida japonês. O ataque “kamikaze” certeiro ceifou a vida de aproximadamente 95 marinheiros a bordo do navio, além de duas baixas adicionais em um destroyer próximo.
“O Ommaney Bay é o local de descanso final de marinheiros americanos que fizeram inegavelmente o maior sacrifício em defesa de seu país”, disse o diretor do NHHC, Samuel J. Cox, contra-almirante aposentado da Marinha dos EUA. “Esta descoberta permite que as famílias daqueles que perderam algum tempo de fechamento e nos dê outra chance de lembrar e honrar seu serviço à nossa nação”, acrescentou o diretor.
Durante a campanha do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial, o porta-aviões fez inúmeras operações de apoio as forças de invasão, sobretudo, na região das Filipinas. Além disso, também realizou realizado vários ataques aéreos contra alvos japoneses diversos.