Um cidadão chinês foi morto a tiros durante um assalto à mão armada na Grande Vitória, Espírito Santo nesta semana. Weiming Li, de 48 anos, foi cercado por criminosos e teria tentado reagir.
Imediatamente, a Embaixada da China no Brasil entrou em contato com as autoridades locais, exigindo a investigação do caso o mais rápido possível. As informações são da própria embaixada.
Ao mesmo tempo, a embaixada também pediu aos cidadãos chineses que “fiquem vigilantes” e aumentem a “conscientização sobre a segurança pessoal”. A missão diplomática sugeriu aos seus cidadãos o fortalecimento da segurança de portas e janelas em residências e locais de negócios. Além disso, recomendou checar se os sistemas de monitoramento e alarme funcionam, aconselhando seus cidadãos a evitar situações ou áreas perigosas.
Desde que a China e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas há 49 anos, os dois países mantêm uma relação muito próxima. Existem cerca de 300.000 cidadãos chineses vivendo no Brasil, com um número crescente de empresas chinesas investindo no Brasil nos últimos anos.