A mais recente pesquisa realizada pelo IPEC (Inteligëncia em Pesquisa e Consultoria) para medir o Índice de Confiança Social, o ICS, coloca as Forças Armadas surpreendentemente entre as 5 primeiras posições do ranking. O índice demonstra que, em contraste com as críticas, que tem ganhado força especialmente depois das últimas eleições presidenciais, as Instituições que compõe as Forças Armadas mantem seu prestígio em alta com os brasileiros.
O ICS mede a confiança dos brasileiros em diversas instituições, principalmente políticas ou públicas. Atualmente, a primeira posição do ranking, com 87 pontos de possíveis 100, é ocupada pelo Corpo de Bombeiros.
Os números do ICS mostram que as Forças Armadas, o conjunto que engloba Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil, atingiram a marca de 66 de 100 pontos no ICS. 0 seria um indicativo de nenhuma confiança, e 100, de total confiança dos brasileiros na instituição.
A pesquisa foi realizada entre 1º e 5 de julho de 2023 com 2 mil brasileiros de 127 municípios.
Forças Armadas em queda nos últimos anos
No entanto, apesar da excelente posição no Ranking, a confiança nas Forças Armadas vem caindo nos últimos anos. Em 2020, a instituição atingiu a sua maior marca histórica, 72 pontos no índice. Posteriormente, caiu pra 69, 67 e, neste ano, 66 pontos de 100.
Todavia, um fenômeno inverso está acontecendo com o índice que mede a confiança no Governo Federal. Em 2021, esse número era 43. Depois passou para 47 em 2022 e 53 agora em 2023.
Nos outros índices, contudo, a Pesquisa sobre confiança nas instituições mostra certa estabilidade em relação aos últimos dois anos.
Fonte: IPEC