Uma postagem no Facebook do Comando Militar da Amazônia tem gerado comentários sarcásticos em redes sociais de militares. O post, que foi fechado para réplicas do público, diz que o Comandante do Exército, com 63 anos de idade, “na selva amazônica”, liderou um “intenso treinamento” com os militares e fala em preparação das tropas para enfrentar os desafios da selva. Uma imagem do general correndo a frente da tropa em uma rua dentro do quartel, foi anexada à postagem.
No site montedo.com a dúvida foi colocada de forma bem humorada: “Intenso treinamento???” Fala sério, CMA!!!” Comento: O fato do sexagenário comandante do Exército estar “puxando a fila” não transforma uma atividade física corriqueira em “intenso treinamento” para enfrentar os “desafios da selva”. Muito menos, é mostra de “determinação” e “compromisso com a defesa do território”. Fala sério!”
Revista Sociedade Militar: Post no facebook do Comando Militar da Amazônia: “Treinamento Físico na Selva Amazônica! O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás, liderou um intenso treinamento com mais de 1.300 militares em São Gabriel da Cachoeira. A preparação das tropas para enfrentar os desafios da selva mostra a determinação e o compromisso do Exército Brasileiro em proteger nosso território.”
Eu seu site, o comando Militar da Amazônia fez um artigo mais completo exaltando a participação do general Tomás no treinamento físico
“No extremo norte do Brasil, na quarta-feira (26 de julho), o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás, liderou o treinamento físico militar na 2ª Brigada de Infantaria de Selva. A atividade contou com a participação de mais de 1300 militares de diversas organizações militares da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, incluindo o Comando Fronteira Rio Negro/5° Batalhão de Infantaria Selva, 2° Batalhão Logístico de Selva, Companhia de Comando, 21ª Cia Engenharia de Construção, 2° Pelotão de Comunicações de Selva e Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira.
O treinamento começou com uma corrida em forma de aproximadamente 6 km, seguida por uma série de flexões de braço as margens do Rio Negro. O General Tomás demonstrou sua liderança e resistência ao participar ativamente das atividades ao lado dos militares.
A praia de São Gabriel da Cachoeira proporcionou um ambiente desafiador e inspirador para os participantes. A região é conhecida por sua beleza natural e pela presença do Rio Negro, que delimita a fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela.
Essa iniciativa reforça a importância do treinamento físico e da preparação dos militares brasileiros, especialmente aqueles que atuam em áreas remotas e desafiadoras como a Amazônia. O General Tomás demonstrou seu comprometimento em liderar pelo exemplo e em garantir que as tropas estejam prontas para enfrentar os desafios do ambiente de selva.
A participação dos militares nesse treinamento evidencia o espírito de corpo e coesão da Força Terrestre. O Exército Brasileiro desempenha um papel fundamental na defesa e proteção do território nacional, preparando seus soldados para enfrentar qualquer adversidade com coragem e determinação.”