O F-15 Eagle foi projetado pela McDonnell Douglas (agora parte da Boeing) no final dos anos 1960 para atender à necessidade da Força Aérea dos EUA de um caça dedicado à superioridade aérea. O avião voou pela primeira vez em 1972 e entrou em serviço em 1976. Tem uma velocidade máxima de Mach 2,5, que é surpreendentemente mais rápida que a velocidade do som e mais rápida que seu sucessor, o F-22 Raptor.
O avião ainda está em serviço porque possui várias vantagens que o tornam um recurso valioso para a Força Aérea dos EUA e seus aliados.
O F-15 foi originalmente projetado para ter uma vida útil de 4.000 horas, mas os testes mostraram que poderia sustentar até 16.000 horas de vôo. Espera-se que a versão mais recente do F-15, o F-15EX, tenha uma vida útil de 20.000 horas, o que significa que pode servir por 35 anos ou mais. Isso o tornaria o caça mais velho de todos os tempos, com uma vida útil de 82 anos.
Envelhecendo como vinho
Além de tudo o que foi dito, o F-15 é mais barato de adquirir e operar do que caças stealth mais novos, como o F-22 e o F-35. O F-15EX custa cerca de US$ 87,7 milhões por unidade. Os caças stealth F-22 custam cerca de US$ 150 milhões e o F-35 custa cerca de US$ 95 milhões. Além disso, o F-15 também custa menos para voar por hora do que os caças furtivos, que exigem mais manutenção e suporte.
O F-15 pode transportar mais armamentos do que qualquer caça stealth, graças à sua grande área de asa e hardpoints externos. A aeronave pode transportar até oito mísseis ar-ar e um canhão de 20 mm para combate, ou até sete bombas de 2.000 libras, além de oito mísseis ar-terra. Além disso, também pode atuar como um apoio para lançamento de mísseis para caças furtivos, lançando mísseis a pedido de seus primos stealth.
Outra vantagem são seus aviônicos avançados. O F-15 possui um sofisticado sistema eletrônico, como um radar Doppler, um sistema de navegação inercial. Além disso, possui um sistema de navegação tática, um sistema de guerra eletrônica e um computador digital central. Esses sistemas permitem que o piloto detecte, rastreie e ataque aeronaves inimigas em qualquer condição climática, dia ou noite, enquanto opera em espaço aéreo amigo ou controlado pelo inimigo.
Estas são algumas das principais razões pelas quais o F-15 Eagle ainda está em serviço, apesar de alguns o considerarem ultrapassado por alguns. É um caça versátil, confiável e poderoso que pode desempenhar várias funções e missões. Não se destina a substituir os caças stealth, mas a complementá-los e fornecer recursos adicionais.