A primeira missão lunar da Rússia em quase 50 anos já está colhendo frutos. A sonda Luna-25 já tirou sua primeira foto detalhada da superfície da lua, conforme anunciou a agência espacial russa Roscosmos nesta quarta, 17 de agosto.
“Na foto está a cratera do pólo sul Zeeman no lado oculto da Lua“, escreveu a agência espacial. “As coordenadas do centro da cratera correspondem a 75 graus de latitude sul e 135 graus de longitude oeste.”, pontuou.
A Luna-25 foi lançada no dia 10 de agosto, marcando o início de uma nova era na exploração espacial russa. A última sonda lunar russa a decolar foi a Luna-24, no longínquo ano de 1976, quando o país ainda fazia parte da União Soviética.
Terra e Lua clicadas na mesma foto
A missão russa tirou suas primeiras fotos no domingo, dia 13 de agosto. Uma das impressionantes imagens mostram a Lua distante, com a Terra ao fundo.
A sonda permanecerá na órbita lunar, mas não por muito tempo. A Luna-25 deve fazer uma tentativa de touchdown ainda nos próximos dias, provavelmente neste final de semana. O objetivo é conseguir pousar em um pequeno pedaço cinza de terreno próximo ao pólo-sul da Lua, uma área que se acredita ser rica em gelo de água. Se a Luna-25 pousar com sucesso, a espaçonave irá procurar gelo e realizar uma variedade de outras investigações durante a missão que deve durar um ano terrestre.
A Rússia não é a única nação com o pólo sul em vista. O módulo Chandrayaan 3, da Índia, também pretende pousar na mesma área, entre os dias 23 e 24 de agosto. Em dois anos, a NASA também visitará o satélite natural. A agência espacial americana planeja pousar a missão tripulada Artemis 3 no final de 2025 ou início de 2026, no que será um prelúdio para a construção de uma ou mais bases na região.