O portal Sohu.com reincidentemente tem criticado os militares do Brasil. O site voltou a colocar a mira sobre as Forças Armadas Brasileiras. Em matéria publicada em seu site, que segundo o Similarweb, recebe quase 300 milhões de visualizações por mês, o portal colocou o Brasil entre os 4 piores países do mundo quando o quesito é guerra.
Essa não foi a única vez que o Sohu fez comentários negativos sobre as Forças Armadas brasileiras. No início do ano, o 2º maior portal de notícias da China qualificou o Exército Brasileiro e as Forças Armadas de “o mais falso e vazio do mundo”. Em junho deste ano, um outro artigo do mesmo portal causou indignação entre os leitores da Revista Sociedade Militar. Na ocasião, o portal chinês qualificou não só o Exército Brasileiro mas o de outros países como “inúteis”.
Brasil sob a mira do portal
O artigo do Sohu parece ser uma repostagem mal escrita de outro artigo do mesmo portal. Em ambas publicações, são listadas diversas características negativas das forças armadas de quatro países. As duas matérias classificam as Forças Armadas da Coreia do Sul, Arábia Saudita, Itália e Brasil como “as quatro piores do planeta”.
“Comecemos pelo Brasil, que ocupa o quarto lugar. Este país joga muito bem no futebol, mas em guerras são realmente medíocres.”, começa o artigo do Sohu. “O Brasil enviou tropas para o campo de batalha europeu durante a Segunda Guerra Mundial, mas terminou em uma derrota desastrosa e foi ridicularizado por Hitler.”, escreveu a matéria.
A opinião do articulista contrasta com a maior parte das análises de sites e mídias especializadas, que citam que o Brasil teve geralmente um desempenho acima da média durante a Segunda Guerra Mundial. O país, inclusive, conquistou importantes vitórias no campo de batalha.
É, portanto, no mínimo curiosa a escolha dos termos “derrota desastrosa” e, principalmente, “ridicularizado por Hitler”, usados pelo portal.
“A Cobra Vai Fumar”
Em outra passagem, o Sohu ironiza o termo “a cobra vai fumar”, criado durante a Segunda Guerra Mundial para se referir ao fato do Brasil estar finalmente indo à guerra.
“Se o exército brasileiro pudesse lutar, as cobras em seus distintivos militares fumariam cigarros.”, diz o artigo. Claramente, o jornalista não fez sua pesquisa ou não entendeu que o distintivo brasileiro com a cobra fumando era pra demonstrar, justamente, que estávamos prontos para o combate.
No último ano, o portal certamente se dedicou a pegar no pé do Exército Brasileiro. O que será que leva o Sohu a implicar tanto com as Forças Armadas brasileiras?
Fonte: Sohu