O M200 Vigilante é um equipamento avançado de vigilância aérea de médio alcance. Os testes incluíram inclusive o uso de uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira, a FAB, para a entrega do radar.
A operação foi realizada no Aeroporto Júlio Belém, localizado em Parintins. A Prefeitura de Parintins, o Aeroporto Júlio Belém e o Aeroporto Internacional de Viracopos também apoiaram a iniciativa.
Local e data não foi por acaso
A escolha do local se deu em função do Festival Folclórico de Parintins, evento que inegavelmente provoca um aumento significativo no tráfego aéreo na região. Milhares de visitantes viajaram a cidade este ano pelo Aeroporto Júlio Belém a fim de celebrar a festa, resultando em mais de 800 pousos e decolagens em uma única semana.
O equipamento monitorou continuamente o tráfego aéreo num raio de 200 km do aeroporto, trabalhando principalmente em conjunto com controladores de voo do CINDACTA IV. O CINDACTA IV é o órgão da FAB responsável sobretudo pelo monitoramento de voos na região Norte do país.
O radar M200 Vigilante foi transportado pela primeira vez em um KC-390, em uma viagem de três horas entre Campinas, no interior de São Paulo, e a cidade localizada na floresta amazônica.
Utilizando técnicas avançadas de processamento, o M200 pode identificar e rastrear posições e trajetórias de seus alvos, além de classificá-los. Além disso, possui sistema integrado de geração de energia, que garante autonomia de operação por até 48 horas e facilidade de transporte por plataformas terrestres e aéreas.