Rio de Janeiro, início do século XX. Uma vibrante cidade, conhecida como “Paris brasileira”, tinha prédios inspirados na arquitetura da capital francesa. São esplendorosas imagens da capital fluminense de um modo que o leitor da Revista Sociedade Militar nunca viu.
De certa forma, evocam no observador o curioso sentimento de “saudades do que não vivi”. Há de tudo: palacetes à beira mar, as primeiras ruas sendo inauguradas através da geografia carioca, praias paradisíacas ainda inexploradas. São imagens de tirar o fôlego.
Neste compilado magnífico, a Revista Sociedade Militar convida seu leitor a embarcar nessa viagem e conhecer um Rio de Janeiro a muito esquecido, mas que, sem dúvida, deixou muita saudades.
Um Rio de Janeiro como você nunca viu
Que tal uma foto colorizada da Praia de Ipanema, no longínquo ano de 1900? Essa é uma imagem que, sem dúvida, poucos viram. Nela, podemos ver um homem solitário contemplando o calmo mar, com a paisagem carioca ao fundo. Consegue imaginar lugar mais pacífico?
E que tal o Canal do Mangue? O Canal do Mangue é um canal situado na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. É margeado pela Avenida Francisco Bicalho, no bairro do Santo Cristo, e pela Avenida Presidente Vargas. A imagem à esquerda é de 1909, e à direita, o Canal do Mangue moderno. Dá pra imaginar?
Conhece o Aqueduto da Carioca? Considerada como uma das obras arquitetônicas mais memoráveis do Brasil colonial, é hoje um dos cartões-postais da cidade. Hoje é chamado de “Arcos da Lapa”.
Engana-se quem pensa que a Baía de Guanabara era vazia há um século atrás. A atmosfera já era vibrante, com diversas barcas e muito movimento.
Barcos a vapor trafegavam pelo local. Na foto abaixo, é possível ver a chaminé fumegante de um deles.
Veja mais!
Sem dúvida, a cidade maravilhosa era, e ainda é em muitos aspectos, um lugar incrível. Pra quem quiser conhecer mais, a Revista Sociedade Militar deixa a disposição links das fontes. É uma viagem deliciosa por um Brasil colorido que pouca gente viu mas que muita gente vai querer ver.
Embarque nessa!
https://www.youtube.com/watch?v=gHlRddkYdLw