Nenhuma surpresa nos três primeiros colocados
1. Estados Unidos
O artigo do portal reforça que os EUA são um dos países mais poderosos do mundo no quesito militar. Também reforça que o país possui extensas bases militares e uma forte presença militar espalhada em todo o mundo. Por isso, considera que os americanos vão continuar no topo da lista pelo menos até o meio do século.
2. China
A China, diz o artigo, é atualmente um dos países mais populosos do mundo e uma potência económica em rápido crescimento. O Baidu observa que a China aumentou continuamente o seu orçamento de defesa nos últimos anos, desenvolvendo ativamente sua tecnologia militar. Até 2050, portanto, o país, que já é considerado por alguns como a segunda potência militar do mundo, vai manter a sua posição no ranking.
3. Rússia
O Baidu observa que a Rússia é um país com vasto território e ricos recursos. Também reforça que a força militar do país ocupa atualmente uma posição extremamente importante no mundo. Apesar dos desafios económicos, diz o artigo, “a Rússia continua empenhada em modernizar as suas forças armadas e em manter a sua influência militar regional.”
Índia se mantém entre os primeiros
4. Índia
O artigo do Baidu coloca a Índia em quarto lugar. “Sendo o segundo país mais populoso do mundo”, diz o texto, “a Índia tem melhorado continuamente a sua força militar”. Com efeito, a Índia tem um exército e uma marinha, de fato, bastante poderosos. O país inclusive realizou recentemente progressos importantes principalmente no campo aeroespacial. Por isso, considera o artigo, que até 2050 a Índia provavelmente se torne uma das mais importantes potências militares.
5. Reino Unido
Embora o Reino Unido tenha uma área terrestre relativamente pequena, a sua força militar exerce uma influência importante a nível internacional. O artigo do Baidu reconhece que o país possui sobretudo tecnologia militar avançada e um exército profissional. Além disso, é um dos membros mais importantes da OTAN. Certamente, portanto, o país ocupará uma posição de destaque nos próximos 30 anos, observa o texto.
6. França
Sendo uma importante força militar no continente europeu, a França tem vantagens significativas em tecnologia militar e capacidades de combate. O artigo do Baidu reitera que a França desempenha um papel importante nas operações de manutenção da paz das Nações Unidas, inclusive apontando que o país mantém uma forte presença militar na África.
Brasil em ascenção
7. Brasil
Em sétimo lugar aparece, surpreendentemente, o Brasil. Atualmente, o país ocupa posições mais inferiores no ranking, sendo considerado algo entre o 11º e o 13º colocado no ranking de poder militar no mundo. O Baidu, no entanto, reforça que o país é o maior da América do Sul, possuindo uma posição militar – exército, marinha e aeronáutica – importante na região. Além disso, reforça o artigo, o Brasil está realmente comprometido com a modernização de suas Forças Armadas.
Recentemente, o país tem feito inclusive progressos significativos em tecnologia militar e capacidades de combate.
8. Japão
O artigo do Baidu reforça que o Japão adotou uma constituição pacifista após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, observa o texto, o país ainda possui uma poderosa força de autodefesa e tecnologia militar avançada. À medida que a situação de segurança regional muda, espera-se que o Japão aumente a sua força militar nas próximas décadas.
9. Alemanha
Sendo uma das maiores economias da Europa, a Alemanha também desempenha um papel importante em termos de força militar, observa o Baidu. De fato, a Alemanha possui um exército moderno e tecnologia militar avançada. Sendo também um membro importante da OTAN, o país tem realizado importantes investimentos na modernização do seu aparato militar.
10. Coreia do Sul
Embora geograficamente pequeno, a Coreia do Sul é, de fato, um país com impressionante capacidade militar. O artigo do Baidu reforça que o país tem inúmeras vantagens significativas em termos de força militar. O texto cita “um exército poderoso e tecnologia militar moderna” como fatores importantes, observando que os sulcoreanos também são sobretudo importantes aliados dos Estados Unidos.
Conclusão
O Baidu reitera que os países listados acima são apenas especulações baseadas nas tendências e pontos fortes atuais, podendo assim não representar exatamente o cenário militar futuro. Com o tempo o poderio militar de outros países do mundo poderá inesperadamente mudar e países emergentes poderão tornar-se potências militares. Portanto, a previsão de futuras potências militares precisa considerar de forma abrangente múltiplos fatores e manter a atenção à dinâmica militar global.
Mesmo assim, até 2050, espera-se que os Estados Unidos, a China, a Rússia, a Índia, o Reino Unido, a França, o Brasil, o Japão, a Alemanha e a Coreia do Sul se tornem de fato as dez maiores potências militares do mundo. O artigo reforça que estes países tem vantagens importantes sobretudo em termos de poderio militar, desenvolvimento tecnológico e influência regional. Além disso, é esperado que esse grupo desempenhe um papel fundamental na manutenção da estabilidade regional.
Revista Sociedade Militar
Fonte: Baidu