Na última sexta-feira, 29 de setembro, a 4ª Região Militar, “Região das Minas do Ouro”, reuniu autoridades militares e civis dos Poderes Constituídos, empresários e “stakeholders” do mais alto nível de todo o Estado de Minas Gerais, para participar do Programa “Conheça o seu Exército”.
Autoridades militares e civis dos Poderes constituídos e empresários, sabemos bem de quem se trata, já “stakeholders”, cuja tradução é “parte interessada”, podem ser novidade para alguns.
Esse é um termo que se refere a qualquer pessoa, grupo, organização ou entidade que tenha interesse, envolvimento ou seja afetado de alguma forma por uma empresa, projeto, iniciativa ou ação específica.
Durante as atividades do Programa “Conheça o seu Exército”, os convidados participaram de uma formatura no Forte Tiradentes, onde puderam observar a operacionalidade das tropas de todas as organizações militares de Belo Horizonte, capital do Estado.
O Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Paulo Alipio Branco Valença, destacou a importância do Programa como ferramenta de fortalecimento de uma mentalidade de Defesa por toda a sociedade.
Segundo apurado pela Revista Sociedade Militar, como parte da demonstração da capacidade operacional do Exército, os convidados foram conduzidos em um comboio, sob escolta da 4ª Companhia de Polícia do Exército, para o 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha.
Uma vez no 12º, assistiram às demonstrações de pista de montanhismo militar, progressão de grupo de combate, emprego de motocicletas operacionais e segurança de autoridades.
Na sequência, os participantes visitaram uma exposição de material de emprego militar, com destaque para o estande da IMBEL, onde foram expostos armamentos de diversos tipos e calibres; e para as viaturas blindadas Guaicurus e Guarani, produzidas pela IVECO, que abrilhantaram a exposição.
Os convidados interessados puderam praticar técnicas de escalada militar e rapel, além de realizar um deslocamento embarcado na Viatura Blindada 6×6 Guarani.
De acordo com a mídia do Exército, a partir dessas experiências, “os participantes puderam conhecer de forma mais abrangente as características e capacidades da Força Terrestre”.
CAFÉ COM TIRO 2.0
Criado em 2007, o Programa Conheça o seu Exército é uma iniciativa que visa proporcionar a diversos públicos a oportunidade de conhecer o trabalho desempenhado pela Força Terrestre em diversos locais do país, além de fortalecer a imagem do Exército como instituição em permanente estado de prontidão.
O Programa tem, entre outros, os seguintes objetivos:
- estreitar as relações da Força com representantes dos públicos de interesse do Exército;
- disseminar as peculiaridades das Forças Armadas, particularmente do Exército Brasileiro, de modo que possam entender melhor as especificidades do EB e ajudar a defender os interesses da Força.
Difícil não trazer à memória o episódio publicado pela Revista Sociedade Militar, que ficou conhecido na imprensa especializada como “café com tiro“.
Em março do ano passado, uma Ação Popular (5003098-66.2021.4.03.6105) enquadrou como réus a fabricante de armas TAURUS, IMBEL e cinco oficiais generais do Exército Brasileiro na 2ª Vara Federal de Campinas.
A AP trazia acusações de afronta a princípios como legalidade e economicidade. Segundo a peça, não havia previsão legal para que as Forças Armadas promovessem eventos comemorativos ou de estreitamento de relações em que funcionários da justiça recebiam adestramentos de tiro e participavam de coquetéis, cafés da manhã e almoços comemorativos.
O autor ressaltava que o uso de uma grande quantidade de militares que são deslocados para esse tipo de atividade gera um gasto para a administração pública.
Um juiz de primeiro grau, extinguiu a ação com base na premissa de que o autor não teria sido capaz de apontar de fato quais foram os prejuízos ao erário público.
Texto de JB Reis