O poder de fogo das ARMAS FURTADAS DO Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro anunciou nesta sexta-feira (13 de outubro de 2023) que armas de grosso calibre foram roubadas de uma instalação militar de Barueri. As autoridades confirmaram que na lista de material roubado estão pelo menos 21 armas. Sendo 13 delas de calibre .50 e 8 de calibre 7.62. A força disse ainda que as armas não estavam em condições de uso, mas não explicou se poderiam ser reparadas ou se aguardavam alguma destinação.
““Os armamentos são inservíveis e estavam no Arsenal que é uma unidade técnica de manutenção, responsável também para iniciar o processo de desfazimento e destruição dos armamentos que tenham sua reparação inviabilizada”
O incidente tem gerado grande repercussão, principalmente ao se saber que na semana passada dois helicópteros utilizados pela polícia carioca foram alvejados em operações sobre comunidades do complexo da Maré.
O pode do calibre .50
Apesar de ser utilizado em armas portáteis de precisão, como os Fuzis Barret .50, o calibre .50 se tornou muito conhecido pelo poder de destruição causado pelo uso na metralhadora M2 ou metralhadora Browning calibre .50. Sendo utilizada como armamento antiaéreo a Browing tem alcance eficaz de cerca de 700 metros e 2.800 metros em tiro terrestre. Entretanto, os projéteis podem chegar a mais de 6 quilômetros de distância.
A arma é uma metralhadora bem pesada que usa o cartucho .50 BMG e é extremamente eficaz contra infantaria, veículos e barcos com blindagem leve e aeronaves voando a baixa altitude. A munição que pode ser utilizada é encontrada em muitas variantes como: alta precisão, para penetração de blindagens e incendiária.
O peso de uma metralhadora .50 é bem alto, cerca de 50 quilos. Portanto, sua montagem e utilização é algo bastante metódico, praticamente inviabilizando o seu uso em guerrilha ou guerra irregular, que é o que mais se assemelha ao que acontece em comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Embora o manual de manutenção e operação das metralhadoras M2 utilizadas pelo Exército Brasileiro (Manual de Campanha C23-65) só esteja disponível, segundo apurado pela Revista Sociedade Militar, de forma parcial, sendo necessária uma senha do Exército Brasileiro para acesso ao documento, vídeos divulgados pelo próprio Exército fornecem instruções detalhadas sobre como se faz a calibragem, manutenção e utilização da metralhadora Browning calibre .50
https://www.youtube.com/watch?v=WV99tAvJrs4
https://www.youtube.com/watch?v=L_o20Yz2mhs
Robson Augusto – Militar R1 – Revista Sociedade Militar