AAHH! Eu adoro essa foto. Sério. Quando vi ela hoje, sorri de volta. É uma foto maravilhosa.
Há dois homens na foto. Um carrasco, presumidamente, finlandês, e um espião soviético, o condenado, a vítima. Na imagem, é possível ver o espião soviético… bom… rindo do seu carrasco.
Okay, vamos por partes!
Descobriu-se essa foto nos arquivos finlandeses meio que por acaso. Ela era confidencial, mas perdeu esse status no ano de 2006. Na época, o Ministério da Defesa da Finlândia batizou a foto de Oficial Soviético de Inteligência Antes de Ser Baleado, Finlândia.
Essa foto foi tirada exatamente em Rukajärvi, na Carélia Oriental, em novembro de 1942. Ela ficou confidencial por todo esse tempo pois os finlandeses temiam que esse tipo de imagem pudesse ser usada como propaganda soviética.
O que pouca gente sabe é que a foto tem uma continuação. Duas, pra ser mais correto.
Finlândia, aliada dos alemães
Na época, a Finlândia e os alemães eram amigos na guerra contra os russos. Portanto, até que fazia sentido executarem um possível espião.
Bom, pro azar deles, só uma das pessoas da foto estará eternamente nas lembranças do leitor. Spoiler: não é esse aí com a arma!
De volta ao sorriso mais bonito da Finlândia de 1942…
Ninguém sabe quem é o espião russo que morreu na Carélia em 1942. O que se sabe é que, caramba, é uma imagem incrível.
O espião sabe que morrerá em alguns segundos. Sabe que sangrará até a morte e que, em breve, será abandonado na neve e esquecido. Sua vida, sua experiência chegou ao fim. O que mais poderia fazer?
Sorrir.
A morte sorriu pra ele. E ele sorriu de volta. Com deboche. Com superioridade. E sorriu não pro seu carrasco, mas para a câmera. Ele queria que soubessem que não temia seu destino. Que iria morrer orgulhoso. Ele queria ser eternizado por esse momento.
Eternizado por um sorriso…
Que jeito incrível de deixar o mundo, né?
Sorria. Vai dar tudo certo…