Israel obteve planos do Hamas que descreviam seu ataque terrorista ao sul de Israel mais de um ano antes do evento ocorrer, no último dia 7 de outubro, de acordo com o jornal The New York Times.
Um documento de 40 páginas, com o nome “Muro de Jericó”, descreve em detalhes o tipo de ataque que o grupo terrorista palestino tinha a intenção de fazer, informa o jornal. No entanto, os militares e funcionários da inteligência de Israel rejeitaram a ameaça. As autoridades israelenses consideraram o plano “muito difícil para o Hamas executar”, de acordo com o Times.
O jornal israelense Haaretz também informou na semana passada que a “inteligência militar israelense tinha informações detalhadas” sobre um possível ataque do Hamas.
Incerteza persiste com o final da trégua se aproximando
Mediadores internacionais, incluindo o Catar, o Egito e os EUA, estão pressionando para a extensão da trégua em Gaza. A trégua temporária expirará às 7h00 locais desta sexta-feira. O principal diplomata dos EUA, Antony Blinken, declarou que Israel planeja retomar a ofensiva em Gaza e pede maior proteção aos civis no enclave palestino sitiado.
Enquanto isso, mais trinta prisioneiros palestinos foram libertados das prisões israelenses na sétima troca da trégua, depois que mais prisioneiros israelenses foram soltos em Gaza.
Ao todo, cerca de 15 mil palestinos morreram em Gaza desde 7 de outubro. Em Israel, o número oficial de mortos é de cerca de 1.200.
Revista Sociedade Militar
Fonte: Al Jazeera