A fama de que o Brasil é o “país do futebol” ganha novos contornos. Em uma decisão publicada no Diário Oficial da União de hoje, o governo federal, por intermédio do ministério das Comunicações, autorizou a dispensa da retransmissão do Programa Oficial de Informações dos Poderes da República “A Voz do Brasil“, no dia 6 de dezembro de 2023.
Mas, afinal, qual o motivo?
A resposta a essa pertinente pergunta é simples: hoje é o dia da final do Campeonato Brasileiro de Futebol. Logo, que somos “a pátria de chuteiras”, nada mais justo do que autorizar a transmissão dos jogos do brasileirão, enquanto a tradicional “A Voz do Brasil” fica para “escanteio”.
A Portaria que oficializou a decisão foi a MCOM nº 11.399, de 5 de dezembro de 2023.
Pão e Circo.
Diante do amor quase incondicional do brasileiro pelo futebol, certamente teremos a maioria da população ligada às TVs, rádios, Youtube, streaming e redes sociais ondes o jogos serão transmitidos. A surpresa, em minha humilde opinião, foi a dispensa de retransmissão do programa oficial de notícias do governo federal.
Desta forma, questionei essa decisão por ter, aparentemente, um viés político, quase populista. Agradar o povo que precisa de um entretenimento que o distancie (ainda que temporariamente) dos problemas cotidianos é uma estratégia simples, porém dotada de muita articulação.
Sobre “A Voz do Brasil”.
No ar desde o longínquo ano de 1935, há mais de 88 anos. Sua obrigatoriedade é embasada através do Decreto-Lei nº 28.116, de 14 de outubro de 1938.
Atualmente sua transmissão ainda é obrigatória, porém o Governo Federal oferece um período de tempo no qual a rádio poderá optar por transmitir o programa; atualmente este período compreende os horários entre 19h e 22h. A possibilidade de flexibilização e dispensa de sua retransmissão em “casos de eventos de interesse público” está vigente desde o ano de 2020.
Ministro das Comunicações.
A decisão sobre essa benesse dada aos fãs de futebol foi iniciativa do ministério das Comunicações, cujo ministro atual é o senhor Juscelino Filho.
José Juscelino dos Santos Rezende Filho é um médico e político brasileiro, filiado ao União Brasil e atual ministro das Comunicações do Brasil, bem como deputado federal pelo Maranhão. É filho do ex-deputado estadual Juscelino Rezende e sobrinho da ex-prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel.
Opine.
E quanto a você, leitor, o que acha dessa iniciativa do governo? Você ouve “A Voz do Brasil” ou acessa algum site oficial para ter conhecimento das ações governamentais? Conte para nós através dos comentários da matéria na parte de baixo dessa página
Franz Lima