O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Marcos Sampaio Olsen, expressou preocupações significativas em uma entrevista concedida ao Metrópoles nesta segunda-feira, 11 de dezembro. A situação atual, entre a Venezuela e Guiana, que coloca em cheque a estabilidade regional, tem sido motivo de alerta para as forças armadas brasileiras, que se mantêm vigilantes diante dos recentes desenvolvimentos.
Em suas palavras, a preocupação principal reside na possibilidade de que a crise atual atraia a atenção de potências extrarregionais, o que poderia complicar ainda mais o cenário:
“A preocupação é que essa crise venha a atrair potências extrarregionais, como se tem visto num passado recente, atualmente, e em diversas crises”, afirmou. “Então temos aqui, no que se pretende pela política nacional de defesa, no entorno estratégico do Brasil, que envolve não só a América Latina mas os países lindeiros da África, a Antártica, e uma região do Caribe próxima à margem Equatorial, venha efetivamente a comprometer a paz e a cooperação, que é o que se espera desse entorno estratégico”, disse o Comandante da Marinha.