Uma mulher muçulmana foi agredida na garagem do prédio onde mora, na cidade Mogi das Cruzes, São Paulo, de acordo com informações da Agência Brasil. Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram o momento em que outra mulher se aproxima e agride fisicamente a vítima de 35 anos. Logo após, a agressora dispara xingamentos, tentando arrancar o véu da mulher, usado, na tradição islâmica, como objeto religioso.
Posteriormente, outros moradores do condomínio se aproximam, tentando desfazer a confusão.
O caso ocorreu na última sexta-feira, dia 15, e foi registrado como crime de lesão corporal pelo 4º DP de Mogi das Cruzes. A identidade dos envolvidos, no entanto, não foi informada.
Islamofobia
A agressão foi classificada como islamofobia pelo sheik Rodrigo Jalloul, do Centro Islâmico da Penha, em seu perfil na rede X, antigo Twitter. De acordo com o sheik, a vítima acionou a Polícia Militar e foi orientada a prestar queixa.
Rodrigo Jalloul afirma que a comunidade islâmica tem sofrido mais violência após o ataque organizado contra Israel pelo grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro. Um relatório de Islamofobia no Brasil foi elaborado pelo Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (Gracias), da Universidade de São Paulo (USP), corroborando a informações do sheik.
O ataque terrorista do grupo Hamas deixou centenas de mortos, o que causou preocupação, entre os muçulmanos brasileiros, de que a hostilidade contra o grupo religioso atingisse outro nível. Para especialistas no assunto, o ódio contra seguidores do islamismo e a associação entre eles e atos de terrorismo se intensificaram desde o 11 de setembro de 2001, no ataque às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos.
O líder muçulmano completa: “O caso dela não é isolado. Essas questões aumentaram um pouco, sim”, se referindo ao novo contexto, estabelecido sobretudo após o ataque terrorista do Hamas. Xingamentos no metrô ou mesmo na própria vizinhança são relatados com frequência. Pelas redes sociais então, o ataque é ainda mais agressivo, de acordo com o sheik.
Fonte: Agência Brasil