Brasil na Segunda Guerra Mundial e a estratégia defensiva do Território Nacional: preparação, reestruturação e mobilização do Exército Brasileiro 1939 a 1945.
Com seu clima tropical atlântico, o Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa com suas belezas naturais, cercada por belas montanhas e contornada por praias lindíssimas que sempre atraíram turistas do mundo todo. Apesar do clima quente, no finalzinho do inverno, em agosto de 1942, quando acontecia uma guerra distante lá na Europa. Aqui no Brasil tudo estava ocorrendo normalmente, havia turbulências políticas internas, o Presidente Getúlio Vagas sempre foi uma figura polêmica. Mas para a grande maioria do povo, tudo estava dentro da normalidade. Poucos pensavam em guerra, apesar das notícias nos jornais, o povo brasileiro vivia sua rotina diária de afazeres e de lazer.
Quando menos se esperava, as notícias nos jornais começaram a alardear indícios de que, àquela guerra distante de Hitler, lá do outro lado do mundo, havia batido a nossa porta. Submarinos alemães estava torpedeando navios brasileiros na costa do Atlântico, o número de brasileiros mortos aumentava e o medo do terror da guerra bateu à porta da família brasileira, criando um clima de insegurança.
Mas, os militares das forças armadas, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e a Força Aérea. Um grupo de brasileiros, diferentes, estranhos e separados da sociedade, observavam, pensavam e se preparavam para uma possível guerra desde 1939, quando vão acontecer os primeiros movimentos de guerra da Alemanha Nazista, sob o comando de Adolf Hitler.
Oficiais generais e o protesto do povo brasileiro em várias capitais do país, pressionaram o Presidente Getúlio Vargas, a dar uma resposta a agressão sofrida que vitimou milhares de brasileiros. Com as fortes pressões, internas e externas por parte dos Estados Unidos da América. Em 22 de agosto de 1942, apenas a 81 anos atrás, o Brasil declarava guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Estudando fontes documentais do Arquivo Histórico do Exército podemos perceber que a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, foi além do envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) aos campos de batalha da Itália. Mas, diante de uma possível ocupação do estreito do Nordeste (Natal, João Pessoa, Recife e Maceió) por tropas de militares dos EUA. O Exército Brasileiro criou uma estratégia defensiva do território nacional, preparando, reestruturando e mobilizando pessoal e material no decorrer das relações Brasil-Estados Unidos no período de 1939 a 1945, em que o país vivia sob o Estado Novo de Getúlio Vargas. Em memória daqueles que sacrificaram suas vidas em defesa da pátria.
Edwaldo Russell Filho / Mestre e Doutorando em História pela Universidade Salgado de Oliveira. / E-mail: [email protected]