A Força Aérea Ucraniana abateu um avião russo de detecção e controle de radar de longo alcance A-50, de acordo com informações. A aeronave desempenha um papel semelhante ao E-3 Sentry dos EUA e da OTAN, comumente chamado apenas de AWACS (Airborne Warning and Command System).
Além do A-50, um avião de comando IL-22 também foi alvo da Força-Aérea Ucraniana sobre o Mar de Azov na noite de domingo, de acordo com o comandante em chefe do Exército ucraniano, Valery Zaluzhny.
“Sou grato à Força Aérea pela operação perfeitamente planejada e executada na região do Mar de Azov!”, disse o comandante em Chefe.
De acordo com os relatórios anteriores, o A-50 caiu, enquanto o IL-22 tentou pousar em algum lugar da Rússia. Posteriormente, canais de guerra pró-russos informaram que o IL-22 conseguiu pousar, mas com feridos a bordo.
Canais pró-russo lamentaram incidente
De acordo com o blogueiro de aviação russo e piloto militar que se identifica como Fighterbomber, seus seguidores estavam sobretudo “de luto pela tragédia”. Por sua vez, o canal Rybar disse que “se a queda se confirmar… este será mais um dia negro para a Força Aérea Russa e as Forças de Defesa Aérea”.
“Uma tragédia é sempre uma tragédia, especialmente quando é de tal escala. Quem é o culpado pela morte dos pilotos, provavelmente nunca descobriremos. Aos mortos desejo a fuga eterna, aos feridos, uma rápida recuperação e retorno ao serviço”, disse o Fighterbomber.
A-50 é um alvo de alto valor; é uma aeronave quadrimotora a jato, equipada com um radar giratório que faz a varredura de 360 graus, detectando radares e alvos potenciais no ar e em terra. Possui uma tripulação de 15 pessoas. De acordo com algumas estimativas , a Rússia tinha entre 10 e 12 aviões como esse em 2022. Em março de 2023, sabotadores ucranianos danificaram um A-50 estacionado em um campo de aviação em Machulishchi, Bielorrússia, utilizando drones.
“Em palavras simples, este é um radar poderoso que pode detectar alvos a uma distância de 200-400 km à medida que é elevado por uma aeronave a uma altura de até 12 km. O radar vê muito mais longe do que as estações terrestres”, disse ao POLITICO o especialista em aviação e blogueiro ucraniano Vitaly Trubnikov.
“O A-50 pode transmitir as coordenadas dos alvos para caças cujo radar é menos potente e não consegue enxergar a tais distâncias. Além disso, pode realizar reconhecimento radioeletrônico (EPR), por exemplo, detectar as coordenadas de radares terrestres inimigos. Também está equipado com equipamentos de guerra eletrônica. Além de tudo isso, também é valiosa uma equipe especialmente treinada e que saiba administrar todos esses equipamentos complexos e caros”, acrescentou.