Quem mora em uma cidade europeia as vezes se pergunta: será que a grama é mais verde em outro lugar?
Um novo relatório de 112 páginas baseou-se em resultados de uma enquete realizada entre janeiro e abril de 2023, com um total de 71.153 residentes de 83 cidades da UE. As cidades que participaram da enquete pertecem a países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Reino Unido, Balcãs Ocidentais e Turquia.
De acordo com o relatório, cerca de 9 em cada 10 pessoas estão satisfeitas em viver na sua cidade. No entanto, os residentes em Istambul, Atenas e Palermo relatam níveis de satisfação mais baixos entre os participantes.
A Revista Sociedade Militar resolveu examinar as características das 10 primeiras colocações.
10. Cluj-Napoca, Romênia
A capital da famosa região da Transilvânia na Roménia e a segunda cidade mais populosa do país é também um ótimo lugar para viver. Em Cluj-Napoca, pelo menos 94% dos residentes disseram estar satisfeitos em viver na cidade. Lar de um setor tecnológico em expansão, também ocupa o segundo lugar em termos de oportunidades de emprego, com 73% dos residentes afirmando que é fácil encontrar um bom emprego na cidade.
9. Braga, Portugal
Anteriormente, esta incrível cidade portuguesa foi eleita como o melhor destino europeu em 2021. No entanto, Braga não é apenas um excelente local para turistas: os residentes também a adoram, com ao menos 94 por cento dos inquiridos dizendo que estão satisfeitos em viver na sua cidade. Braga é também considerada uma cidade segura, com 84 por cento dos entrevistados afirmando sentir-se confortáveis em sair sozinhos à noite. Além disso, também é um bom local para viver tanto para imigrantes, como para idosos e famílias com crianças pequenas.
8. Rostock, Alemanha
Na cidade costeira de Rostock, na Alemanha, 94% dos residentes afirmaram estar satisfeitos em viverem por lá. Rostock é também um bom lugar para viver pessoas idosas e famílias com crianças pequenas (segundo e sexto melhor lugar na Europa, respectivamente). 85 por cento das pessoas entrevistadas afirmaram estar satisfeitas com a sua situação profissional pessoal; a cidade ocupa o primeiro lugar na Europa nessa métrica.
7. Genebra, Suíça
Genebra vem em sétimo lugar, com 95 por cento das pessoas se dizendo satisfeitas em viverem na cidade. Embora Genebra tenha uma classificação elevada em algumas outras categorias, com 83 por cento de satisfação com a situação profissional, a cidade ocupa o último lugar no que diz respeito à acessibilidade da habitação. Apenas 8 por cento das pessoas inquiridas dizem que é fácil encontrar boas habitações a um preço razoável na sua cidade.
6. Estocolmo, Suécia
Nem mesmo as implacáveis temperaturas nórdicas incomodam a população de Estocolmo, que ocupa o sexto lugar, com 95% de pessoas satisfeitas. Os entrevistados consideram Estocolmo, em geral, como um bom lugar principalmente para as pessoas da comunidade LGBTQ+. No entanto, tal como Genebra, poucos residentes pensam que é fácil encontrar habitação a preços acessíveis.
5. Gdańsk, Polônia
Uma cidade polaca com muito significado histórico e lar de um dos maiores portos do Mar Báltico, Gdańsk também tem muita gente satisfeita, cerca de 95 por cento dos habitantes felizes em viverem na cidade. É também vista como um bom lugar para viverem imigrantes. Além disso, 92 por cento das pessoas se dizem satisfeitas com as instalações culturais da cidade.
4. Leipzig, Alemanha
A promissora Leipzig, na Alemanha Oriental, conta também novamente com 95% de residentes satisfeitos. Além disso, as pessoas também veem Leipzig como uma cidade adequada para famílias com crianças pequenas. Cerca de 83 por cento disseram estarem satisfeitos com a qualidade do ar na cidade.
3. Copenhague, Dinamarca
Talvez você conheça Copenhague por conta da história da Pequena Sereia. Na cidade, a principal atração turística é uma estátua da personagem. No entanto, não apenas de turismo vive Copenhague. Cerca de Noventa e seis por cento dos residentes disseram que estão felizes morando lá.
Copenhague também é uma cidade segura. Contudo, os moradores disseram que têm dificuldade em encontrar moradias acessíveis. Uma curiosidade interessante: Copenhague é uma das cidades menos corruptas da Europa, com apenas 20% dos residentes afirmando que há corrupção na administração pública local da cidade.
2. Groningen, Holanda
Groningen é o lar do maior pub da Europa, com capacidade para mais de 3.700 pessoas. Esse fato pode explicar o elevado nível de satisfação: 96 por cento das pessoas dizem que estão felizes em viverem lá. Groningen é vista como um ótimo lugar para imigrantes e membros da comunidade LGBTQ+, com muitos espaços verdes e públicos. Também é considerada limpa e segura, com 86% dos entrevistados dizendo que se sentem seguros andando sozinhos à noite.
1. Zurique, Suíça
Zurique é finalmente a cidade que os entrevistados consideram a mais habitável da Europa em 2023. Sua taxa de satisfação chega surpreendentemente a 97 por cento. Os residentes de Zurique estão satisfeitos com a sua situação financeira, com o seu trabalho, com os transportes públicos, com os serviços de saúde, com a qualidade do ar… com praticamente tudo. É também a melhor cidade europeia para pessoas LGBTQ+ e idosos.
A Suíça, no entanto, não é um estado membro da União Europeia (UE). O país se associa à União através sobretudo de uma série de tratados bilaterais nos quais a Suíça adotou várias disposições do direito da União Europeia para participar no mercado único da União, sem aderir como Estado-Membro.