O Exército Brasileiro vai receber em maio de 2024 mais dois carros de combate Centauro II, elevando para quatro o número de unidades entregues até o momento.
Este é apenas o início de um programa de aquisição que prevê a entrega de um total de 98 unidades até 2031. O investimento total para a aquisição desses veículos de combate é de R$ 5 bilhões.
O Centauro II é produzido na Itália pela Iveco-Oto Melara e é considerado uma peça-chave na renovação do arsenal brasileiro. O veículo se destaca como referência em blindados antitanque, representando um avanço significativo na capacidade de combate do Exército Brasileiro.
Segundo o Exército, os Centauros que chegam em maio serão direcionados para o regimento de Santa Maria (RS), com o intuito de capacitar e promover o desenvolvimento de doutrina dos soldados do local.
O ciclo total de entregas deve ser encerrado em 2031 e os veículos serão enviados para todas as regiões do país.
O Centauro é um caça tanque 8×8, de alto desenvolvimento tecnológico. Dotado de um canhão de 120 mm de longo alcance, o veículo pode resistir a tiros de até 40mm.
O Centauro é considerado um dos melhores em sua categoria e a chegada ao arsenal do Exército mostra um salto tecnológico à força, que carecia de carros de combate modernos e potentes.
Fonte: Gazeta do Povo