A Escola de Cadetes do Ar é a porta de entrada para quem deseja seguir carreira como oficial da Força Aérea Brasileira.
Mas tem limite de idade para ingresso no Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR)?
Sim, existe.
De acordo com a Aeronáutica, podem se candidatar estudantes com idade entre 14 e 18 anos que já tenham concluído o ensino fundamental ou que estejam no ensino médio.
Portanto, mesmo que o candidato já tenha concluído o ensino médio, ele deverá refazer os anos já estudados, uma vez que o objetivo do CPCAR é formar os novos alunos no ensino médio, com base em um currículo que abrange os conteúdos do Sistema Nacional de Ensino, mas também traz instruções nos Campos Geral e Militar.
Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de conclusão do ensino médio e do próprio CPCAR, estando apto a ingressar no Curso de Formação de Oficiais Aviadores e na Academia da Força Aérea.
Vale destacar que durante o curso, o aluno é militar da ativa.
Outros requisitos importantes
Faz parte ainda dos requisitos ser brasileiro, voluntário e não possuir dependentes ou ser casado ou ter relação estável, uma vez que essa condição é incompatível com o regime exigido de internato, de dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar.
As praças especiais que contraírem matrimônio serão excluídas do serviço ativo, sem direito a qualquer remuneração ou indenização.
A altura do candidato é outro requisito exigido no edital.
O CPCAR exige que o candidato comprove estatura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m, bem como, apresentarem altura sentada máxima de 97,4 cm e mínima de 85,1 cm.
A distância nádega/joelho deve ser de no máximo de 65,2 cm e mínima de 55,1 cm. Em relação ao peso, o candidato deve estar entre o máximo de 93,53 kg e mínimo de 58,65 kg, os quais são exigidos pelo fabricante da cadeira de ejeção que equipa a aeronave T-27 Tucano, utilizada na Instrução de Voo da AFA.
Inscrições EPCAR
O prazo de inscrições para ingresso na EPCAR terá inicio no dia 05 de março e segue até o dia 25 de março pelo endereço eletrônico da Força Aérea Brasileira.
Etapas de seleção
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas escritas, com conteúdos sobre língua portuguesa, língua inglesa, matemática e redação.
Fora isso, os candidatos também passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação de condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.
A prova objetiva está prevista para o dia 23 de junho de 2024.
Para maiores informações acesse o edital abaixo: