A ponte Francis Scott Key, em Baltimore, Maryland, desabou depois que um navio de carga atingiu uma de suas colunas de sustentação.
As autoridades dizem que pelo menos seis pessoas de uma equipe de construção continuam desaparecidas. Atualmente, as autoridades já estão trabalhando com a possibilidade de que não estejam mais vivas. No entanto, as operações de busca e resgate continuam, pois há vários veículos na água, além de muitos destroços.
O que aconteceu em Baltimore?
- Na madrugada desta terça-feira, um navio porta-contêineres colidiu com um dos pilares que sustentam a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos. Carros que passavam pela ponte caíram no rio Patapsco e pelo menos seis pessoas continuam desaparecidas.
- O navio, chamado Dali, tem 300 metros (984 pés) de comprimento. O navio registrado em Cingapura deixou Baltimore no início da madrugada e seguia para Colombo, no Sri Lanka. Era para chegar a Colombo no dia 22 de abril.
- O Dali foi fretado pela companhia marítima dinamarquesa Maersk.
- De acordo com uma reportagem da ABC News, o navio “perdeu a propulsão” ao sair do porto. Posteriormente, sua tripulação notificou as autoridades de Maryland de que havia perdido o controle do navio.
- Pilotos locais, e não a tripulação do navio, guiavam a embarcação no momento do acidente, de acordo com o secretário de Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld. Ao menos em teoria, esses pilotos seriam individuos especialmente treinados para evitar acidentes como o de hoje.
- As autoridades disseram que todos os 22 tripulantes do Dali e os dois pilotos foram encontrados com vida e bem de saúde.
https://twitter.com/i/status/1772728232460050744
Onde isso aconteceu?
- A ponte de 2,6 km e quatro pistas atravessa o rio Patapsco, a sudeste do centro de Baltimore.
- Passaram pela ponte mais de 12 milhões de veículos em 2023.
- O porto de Baltimore movimenta máquinas agrícolas e de construção, açúcar, gesso e carvão, bem como importações e exportações para grandes montadoras, incluindo Nissan, Toyota, General Motors, Volvo, Jaguar e Land Rover.
- O colapso da ponte “criará problemas significativos na costa leste dos EUA para os importadores e exportadores dos EUA”, disse Lars Jensen, especialista em navios porta-contêineres.
O que acontece agora?
- O presidente Joe Biden prometeu à nação uma ampla resposta federal ao colapso, enfatizando que não havia provas que sugerissem que se tratasse de um ato deliberado.
- No porto, o tráfego foi suspenso até novo aviso, de acordo com autoridades de transporte de Maryland.
- É quase certo que o colapso criará um pesadelo logístico durante meses, senão anos, ao longo da Costa Leste, encerrando o tráfego de navios no porto de Baltimore e dificultando o tráfego de carga e de passageiros.
- “Perder esta ponte devastará toda a área, bem como toda a Costa Leste”, disse o senador estadual Johnny Ray Salling.
Fim da Matéria