O governo do Espírito Santo pode lançar em breve um novo edital de concurso público para a Polícia Civil.
Ao menos é o que está em pauta dentro do próprio comando da PC. Em entrevista recente ao jornal A Gazeta, o delegado geral da PC ES, José Darcy Arruda, disse que já está em conversa com o governador do estado e que a previsão é ter o edital ainda neste ano de 2024.
“Já estamos alinhando com o governador Renato Casagrande, que é sempre muito sensível com este tipo de demanda, porque assim conseguiremos repor o nosso quadro”, disse o delegado.
Atualmente, um dos maiores problemas da PC ES é lidar com a defasagem no quadro de funcionários.
Desde 2018 sem realizar concurso público, a corporação perdeu servidores até mesmo para a Polícia Cientifica que, por transferência, recebeu cerca de 500 policiais civis.
Contudo, apesar da confirmação do edital possivelmente ainda para este ano, nem o delegado, nem o governo capixaba ofereceram maiores informações sobre o quantitativo total de vagas e os cargos que serão ofertados.
Mas, especula-se, que grande parte das vagas será destinada a carreira de investigador. Atualmente, o salário inicial de um investigador, médico legista, perito criminal e escrivão da PC ES é de R$ 7.518,98.
Já ao final da carreira, o valor pode chegar a R$15.088,81, conforme indicado nas referências salariais do governo estadual.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos terão que comprovar nível superior.