A Helibrás fechou parceria em 2008 com a Airbus Helicopter, empresa francesa, da qual passou a ser subsidiária. Seria o o início de muitas unidades de helicópteros militares fabricados integralmente no Brasil.
O Eurocopter EC725 Caracal , agora denominado Airbus Helicopters H225M, é um helicóptero militar de transporte tático de longo alcance desenvolvido a partir do Eurocopter AS532 Cougar para uso militar. É uma aeronave bimotor e pode transportar até 28 soldados sentados e dois tripulantes, dependendo da configuração do cliente. O helicóptero é comercializado para transporte de tropas , evacuação de vítimas e tarefas de busca e salvamento em combate , e é semelhante ao EC225 Super Puma civil. É o mais recente membro da família militar Super Puma da Airbus Helicopters, este helicóptero de 11 toneladas métricas
Em 27 de Novembro de 2000, o primeiro protótipo EC725 realizou o seu voo inaugural em Marignane , e em 15 de Janeiro de 2001, ocorreu a primeira apresentação pública do novo helicóptero. [4] No desenvolvimento simultâneo do EC725 de orientação militar, a Eurocopter também desenvolveu uma contraparte de orientação civil, que foi designada como EC225. A Força Aérea Francesa posteriormente encomendou seis EC725 iniciais para realizar a missão de Busca e Resgate de Combate, o primeiro deles foi entregue em fevereiro de 2005. Um pedido subsequente de mais oito EC725 foi feito para as Forças Armadas Francesas em novembro de 2002; uma frota total de 20 EC725 em serviço francês foi prevista em 2004.
Em 2015, o EC725, redesignado como H225M, estava sendo fabricado em duas linhas de produção separadas na França e no Brasil. Em julho de 2015, a Airbus Helicopters anunciou que estava considerando a criação de uma terceira linha de montagem na Índia se a empresa conseguisse vencer uma licitação indiana para helicópteros navais.
O EC725 é baseado no Eurocopter AS 532 Cougar, melhorando o design com um rotor principal composto de cinco pás incorporando um novo formato de aerofólio para reduzir os níveis de vibração. O helicóptero pode ser equipado com blindagem removível para proteger as tropas e é movido por dois motores turboeixo Turbomeca Makila 1A4 montados sobre a cabine, que apresentam um sistema de controle digital de motor de autoridade total (FADEC) de canal duplo . Eles podem ser equipados com sistema antigelo para permitir que a aeronave opere em climas muito frios. Outras melhorias incluem uma caixa de velocidades do rotor principal reforçada e um cockpit todo em vidro. A cabine é equipada com um sistema de exibição integrado com mapa digital e display de cristal líquido de matriz ativa.
O EC725 pode ser equipado com vários equipamentos e armamentos militares, como um par de metralhadoras FN MAG de 7,62 mm montadas nas janelas dianteiras esquerda e direita, ou um par de metralhadoras Thales Brandt de 68 mm (2,75″) ou Forges de Zeebrugge montadas na lateral. lançadores de foguetes, cada um com 19 foguetes, ou o torpedo lançado aéreo MU90 Impact .Além disso, uma combinação de cápsulas de armas, cápsulas de foguetes e mísseis ar-superfície Hellfire podem ser montados externamente através do HForce Generic Weapon System (GWS ) e direcionado com display de visão montado no capacete Thales Scorpion (HMSD) e sensor eletro-óptico Wescam. O míssil antinavio Exocet também foi integrado aos EC725 da Marinha do Brasil . Os EC725 brasileiros são equipados com um conjunto de contramedidas construído pela Helibras, que inclui chaff e flares para confundir radar e mísseis guiados por calor, respectivamente; A Thales também produziu sistemas de autoproteção para equipar os EC725 franceses.
A Eurocopter desenvolveu quatro configurações de cabine principais para o tipo. A versão Transporte de Tropas contém assentos para no máximo 29 soldados, além da tripulação. Uma versão de transporte VIP dedicada foi projetada para acomodar entre 8 e 12 passageiros. A versão Casualty Evacuation pode transportar até 12 macas junto com um total de quatro equipes médicas sentadas. A configuração Combat SAR está totalmente equipada para realizar tarefas de busca e salvamento em ambiente de combate. De acordo com a Airbus Helicopters, o H225M é capaz de realizar várias funções de missão, incluindo busca e salvamento em combate, transporte tático de longo alcance, transporte aeromédico, apoio logístico e operações marítimas a bordo. O helicóptero tem capacidade de busca e resgate diurna e noturna por meio de um radar de busca e infravermelho prospectivo (FLIR); estes permitem que o EC725 voe sob condições meteorológicas visuais e regras de voo por instrumentos.
Em 2013, os EC725 franceses receberam várias atualizações, incluindo um novo sensor infravermelho SAGEM Forward, novas metralhadoras construídas pela Nexter montadas na porta , mudanças FADEC para operações em baixa temperatura e requisitos de manutenção reduzidos. [19]
Em 2008, o governo brasileiro anunciou que a fábrica da Helibras em Itajubá , Minas Gerais, produziria inicialmente 50 EC725 como parte de um pedido de US$ 1 bilhão para a Marinha do Brasil , a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Comando de Aviação do Exército Brasileiro .
Em dezembro de 2010, três helicópteros estavam passando por testes de voo antes de entrarem no serviço militar. Em 2012, a Helibras inicia a montagem do restante do pedido. Em abril de 2014, a Helibras e a MBDA estavam em processo de integração do míssil antinavio Exocet, 50% construído no Brasil. Em 19 de junho de 2014, a Marinha do Brasil aceitou formalmente a entrega do primeiro EC725. Até julho de 2015, as forças armadas brasileiras receberam 16 H225Ms; as entregas foram relatadas na época para continuar até 2019. Em 1º de outubro de 2015, a frota H225M do Brasil atingiu 10.000 horas de voo. Em dezembro de 2015, a Helibras entregou o primeiro par de H225Ms a serem entregues com padrão de capacidade operacional total (FOC) para os militares brasileiros.
Ao longo dos últimos anos, vários países como México, Polônia, Malásia, Indonésia, Cingapura e Kuwait e Emirados Árabes encomendaram dezenas de helicópteros H225M.
A frota de helicópteros H225M em operação no Brasil destaca-se por suas robustas capacidades operacionais, o que inclui versões certificadas para lançamento de míssil AM39 EXOCET, sistemas de guerra eletrônica avançados (Eletronic Warfare System) e sistema para reabastecimento em voo.
Capacidade de sobrevivência
O H225M foi projetado desde o início para oferecer alta capacidade de sobrevivência. Sua fuselagem possui estruturas estruturais reforçadas e está equipada com trem de pouso de alta absorção de energia, além de tanques de combustível autovedantes e resistentes a colisões.
A proteção da cabine é fornecida por assentos da tripulação blindados e com absorção de energia, enquanto a cabine pode ser equipada com blindagem no piso e nas paredes, ou equipada com tapetes blindados. A construção multicaixa das pás do rotor aumenta sua resistência aos impactos de balas.
Contribuindo para a capacidade de sobrevivência do H225M estão um receptor de alerta de radar, sistema de alerta de aproximação de mísseis, receptor de alerta a laser e dispensadores de chaff/flare. Os escapamentos do motor podem ser equipados com supressores de infravermelho, enquanto a proteção contra areia e gelo é fornecida pelo design da entrada e pelas entradas de ar multifuncionais.
Evacuação médica/CASEVAC
A alta capacidade de carga útil e o fácil acesso à cabine do H225M – combinados com alta velocidade de cruzeiro, longo alcance e agilidade em voo – tornam este helicóptero perfeitamente adequado para evacuação médica e evacuação de vítimas (MEDEVAC/CASEVAC).
Podem ser acomodadas até 11 macas e quatro atendentes. Outra possibilidade é o transporte de duas unidades médicas independentes com atendentes.
Operações Especiais
Além de suas principais capacidades de missão, o H225M permitiu cordas e rapel rápidos em ambos os lados do helicóptero, protegidos por metralhadoras instaladas nas janelas. O H225M também oferece recursos exclusivos de extração de pessoal com um cluster de 10 soldados (grappe) ou dispositivo de cesta.
Aprimorado para operações noturnas e em todas as condições climáticas, o H225M é um recurso incomparável no fornecimento de mobilidade às forças especiais em todas as circunstâncias.
Como o membro mais avançado da família militar Super Puma/Cougar da Airbus, o H225M de 11 toneladas métricas provou sua confiabilidade e durabilidade em condições de combate e áreas de crise que incluem Líbano, Afeganistão, Chade, Costa do Marfim, República Centro-Africana , Somália e Mali, apoiando ao mesmo tempo operações lideradas pela OTAN na Líbia.
Além disso, segundo militares ouvidos pela Revista Sociedade Militar, o H225M é considerado um multiplicador de força pela França, Brasil, México, Malásia, Indonésia, Kuwait, Cingapura, Hungria e Tailândia.
Fontes: https://www.flightglobal.com/airbus-helicopters-hands-over-first-ec725-fully-assembled-in-brazil/113548.article; Helibrás; FAB e https://www.airbushelicopters.com/website/en/press/Brazilian-Armed-Forces-Exceed-10,000-flight-hours-with-H225M_1839.html e Wikipédia.
Comemoração da família Super Puma e entrega do 1000º Super Puma – um H215 bimotor multifuncional montado em Marignane, França, e entregue à Polícia Federal Alemã (Bundespolizei) para apoiar o Comando Alemão Havarie, que administra o setor marítimo emergências ao largo da costa da Alemanha: