O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, não tem data para ser reaberto, apesar da interdição ter sido solicitada pela concessionária até o dia 30 de maio.
O nível da água dentro do aeroporto ainda é alto e, com isso, não foi possível até o momento estabelecer uma medida exata dos danos causados na estrutura do terminal.
De acordo com o jornal Zero Hora, a Fraport, operadora do aeroporto, deve solicitar a renovação da interdição por mais 90 dias.
O aeroporto está fechado desde o inicio do mês de maio quando as enchentes provocaram o alagamento. A última medição realizada nessa terça-feira constatou que o nível de água no aeroporto continua alto, em torno de 1.70 metro de altura.
A ANAC determinou, inclusive, que as companhias aéreas suspendam as vendas de passagens para o estado que estavam abertas entre os meses de julho a setembro.
Novo aeroporto está em estudo
Um novo aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre pode sair do papel. Após a inundação do Salgado Filho, a discussão em torno do assunto voltou a entrar em cena.
A região de Nova Santa Rita, que não foi atingida pelas chuvas, possui um amplo espaço com mais de 2 mil hectares que, em outros tempos, já foi considerada.
Em 2015 a região chegou a ser cogitada para a construção de um novo aeroporto ou a extensão do próprio Salgado Filho.
Na época, o então ministro de Aviação Civil, Eliseu Padilha, chegou a tratar a ideia com o então governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Mas as discussões não foram para frente.
Agora, com a crise que se instalou no estado, a expectativa é que a proposta seja novamente analisada.